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A capital paulista e os municípios vizinhos registraram 24.801 ocorrências de roubos e furtos de carros de passeio entre janeiro e junho de 2025. O número representa uma retração de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido contabilizados 27.535 casos.
Quando entram na conta também as motocicletas, o total de registros chega a 40.830. Ainda assim, a curva se mantém em baixa, com redução de 6,85% em comparação com 2024, segundo o Uol.
Os dados são de um levantamento exclusivo da Ituran, empresa especializada em rastreamento veicular, com base em informações oficiais da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
Entre os carros mais atingidos, os modelos com mais de 10 anos de uso seguem sendo os preferidos pelos criminosos, respondendo por 39,6% dos casos. Automóveis fabricados entre 2015 e 2020 também têm participação expressiva, com 37,2%.
Do total de registros, 83,1% correspondem a furtos, nos quais não há confronto direto com a vítima. Já os roubos, que envolvem violência ou ameaça, representaram 16,9%.
O modelo mais visado no primeiro semestre foi o Hyundai HB20, com 1.295 ocorrências. Mesmo liderando a lista, o número é 10,2% menor que o do ano anterior (1.443).
Na segunda posição aparece o Ford Ka, com 1.182 casos. O compacto teve salto expressivo de 31,7% em relação ao mesmo período de 2024, ganhando quatro colocações no ranking.
Logo atrás surge o Chevrolet Onix, com 1.172 registros – uma leve queda de 1,4%. Volkswagen Gol (1.081) e Chevrolet Corsa (1.047) completam o top 5.
Outros modelos bastante visados foram:
Fiat Uno (967)
Fiat Argo (779)
Fiat Mobi (587)
Volkswagen Fox (584)
Fiat Strada (527)
A cidade de São Paulo concentra a maior parte dos incidentes: 15.902 casos no semestre. Em seguida aparecem Santo André, no ABC, com 1.613 registros, e Guarulhos, com 1.525.
Esses números reforçam a necessidade de atenção redobrada nas áreas metropolitanas, especialmente onde a circulação de veículos é mais intensa.
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