Política

Reaja, Brasil: Malafaia, Tarcísio e Michelle Bolsonaro pedem anistia e criticam o "ditador de toga"

O pastor Silas Malafaia criticou as atitudes de Moraes e mandou um recado para o ministro. - Fotos: Paulo Pinto/Agência Brasil e Camila Lutfi/BNews SP
Confira destaques dos discursos dos parlamentares presentes na manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).  |   BNews SP - Divulgação O pastor Silas Malafaia criticou as atitudes de Moraes e mandou um recado para o ministro. - Fotos: Paulo Pinto/Agência Brasil e Camila Lutfi/BNews SP
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 07/09/2025, às 19h35



"Ditador de toga" foi o principal apelido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante o ato "Reaja, Brasil" que aconteceu neste domingo (7) na Avenida Paulista, em São Paulo.

BNews São Paulo acompanhou os discursos dos parlamentares presentes na manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), além de críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos de anistia para os envolvidos no 8 de janeiro.

Organizador do evento, o pastor Silas Malafaia criticou as atitudes de Moraes e mandou um recado para o ministro. Durante o discurso, ele afirmou que três cadernos seus — com anotações pessoais e discursos — foram apreendidos na volta de uma viagem a Portugal.

Ele enfatizou que o ministro do STF tem "rasgado sucessivamente a Constituição" . Em seu recado à Alexandre de Moraes, o pastor citou passagens bíblicas, fazendo analogia à história de Davi e Golias.

"Escute, Alexandre de Moraes, tu vens a mim com a toga, com o seu poder e a sua injustiça, porém eu venho a ti, em nome do Deus Todo-Poderoso".

Discursos de Tarcísio e Michelle Bolsonaro 

manifestações bolsonaro
Foto: Camila Lutfi

Além do pastor, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, e a antiga primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participaram do ato. O prefeito da capital, Ricardo Nunes, não compareceu.

"Agora estamos vendo um julgamento de um crime que não existiu. Tentam mudar a narrativa", disse Tarcísio, em referência ao julgamento de Bolsonaro pelo suposto envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

O governador ainda foi elogiado por Malafaia por ser um "herói da luta pela anistia".

Já a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro discursou às lágrimas, afirmando que sua família passa por humilhação em meio à prisão domiciliar preventiva do ex-mandatário.

“Quem deveria estar aqui hoje era ele, mas está preso injustamente. Isso dói na minha alma e mostra como estamos vivendo uma ditadura judicial”, afirmou.

O que dizem os manifestantes?

A concentração estava marcada para às 15h. Porém, horas antes, manifestantes já se encontravam em uma das Avenidas mais icônicas de São Paulo com o traje verde e amarelo de sempre.

O BNews SP conversou com alguns participantes para entender qual o posicionamento e quais pautas eles estão defendendo neste dia. 

Além de demonstrar apoio ao ex-presidente Bolsonaro, os irmãos Gilton e Valdir criticaram o atual governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Além de paulistas, outros manifestantes vieram de lugares fora de São Paulo. Como foi o caso da Giovana e Simone, que saíram da Bahia para ir até a Avenida Paulista participar da manifestação.

As duas disseram que liberdade é a principal pauta que defendem neste domingo. "Queremos liberdade para as pessoas que estão presas injustamente na Papuda e na Colmeia", disse Simone em relação às pessoas que foram detidas após os atos de 8 de janeiro em Brasília.

Sueli Pitol, aposentada, afirma que "o Brasil está se afundando e não podemos deixar na mão de meia dúzia", se referindo aos ministros do STF. Ela comentou ainda que o resultado das eleições de 2022 foram erradas.

"Quem o povo elegeu não está lá, porque se estivesse, eles teriam mostrado". Veja:

Um dos participantes disse à equipe do BNews SP que fez um pedido inusitado ao presidente Lula, chamando-o de “ladrão”, cobrando que mostrasse sua declaração de imposto de renda e lançando um desafio a toda a família do presidente.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp