Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 05/08/2025, às 09h17
O Labubu, um personagem "monstrinho" criado pela marca de toy art Pop Mart já é um grande fenômeno entre a Geração Z. No entanto, sua popularização também aumentam os bonecos falsificados, apelidados de Lafufu.
Sucesso nas redes sociais e entre entusiastas de design lúdico, o Labubu ficou ainda mais conhecido no Brasil após a influenciadora Thaís Farage apresentar o boneco em seus conteúdos tornando-o item desejado.
No entanto, esses personagens não são vendidos no Brasil de forma oficial pela marca, o que implica nas importações — ou falsificações. Para conseguir um Labubu no atualmente, por exemplo, o preço mais alto do site da marca era de 959,90 dólares, ou o equivalente a R$ 5.289,72 na cotação atual.
Vale lembrar que é uma compra internacional, podendo haver cobrança de taxas e impostos além do item e do frete.
Os consumidores ainda teriam que lidar com estoques esgotados rapidamente. Isso se transformou em oportunidade para a comercialização dos Lafufus, ou seja, os Labubus falsificados.
Como a marca Pop Mart não possui venda direta no Brasil, a primeira identificação de um boneco falso está no preço. Como não é possível saber qual boneco o consumidor está comprando — visto que os lotes são sortidos —, desconfie de preços muito baixos ou muito altos alegando originalidade.
Além da diferença de valor, detalhes importantes no visual e na estrutura da caixa do Labubu e Lafufu evidenciam os contrastes.
Logo quando o produto chegar, a marca original dos bonecos indica que há um QR Code na traseira da caixa do Labubu e também na etiqueta do personagem. Ainda, a caixa original possui 15cm de altura — a Pop Mart reforça que se o produto comprado tiver menos que isso, ele deve ser falso.
Um Labubu deve ter o tamanho de um iPhone 13, para fins de comparação. O modelo de celular da Apple possui 14,67 cm de altura, assim como o boneco original.
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