Entretenimento

Como se formou a maior cratera do mundo?

Foto: Getty Images
Novos estudos indicam que a maior cratera do mundo já foi muito maior há bilhões de anos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Getty Images

Publicado em 13/05/2025, às 14h47   Redação



A maior cratera do mundo, batizada de Vredefort fica localizada próximo à cidade de Joanesburgo, na África do Sul e tem mais de 2 bilhões de anos. 

Segundo alguns pesquisadores, ela foi formada pelo impacto e um asteróide de aproximadamente 15 quilômetros de diâmetro a uma velocidade de 15 km por segundo, no entanto, há estudos que refutam a estimativa. 

De acordo com uma publicação do Journal of Geophysical Research (via Revista Galileu), a cratera foi formada por um asteroido muito maior da que mencionada anteriormente. 

A publicação sugere qe quando a cratera se formou, há 2 bilhões de anos, ela era muito maior do que quando encontrada pelos seres humanos, com diâmetro original de mais de 250 quilômetros.

Natalie Allen, estudante de doutorado na Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, e autora do estudo declarou que devido à erosão do solo, a estrutura de Vredefort foi se modificando. Por isso, atualmente é impossível obter com precisão o tamanho e a velocidade que formou a cratera.  As estimativas atuais são baseadas em medições que afirmam que o diâmetro original da estrutura teria sido de 250 e 280 quilômetros.

Simulações mostraram que, por ser uma cratera de 250 km, o asteroide precisaria medir de 20 a 25 quilômetros e viajar a uma velocidade de 15 a 20 km/s — invalidando o cálculo anterior de 15 km de diâmetro, a uma velocidade de 15 km/s.

Isso significa que o objeto que formou a cratera Vredefort teria sido maior do que o asteroide que matou os dinossauros há 66 milhões de anos, formando a cratera Chicxulub, no México.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp