Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 19/05/2025, às 20h02
Uma atividade improvável pode ajudar a relaxar a mente mais do que caminhar. É o que indica uma nova pesquisa da Universidade de Cardiff. Costurar ou tricotar é uma alternativa muito interessante para desestressar com melhores benefícios para o corpo e a mente.
Isso porque hobbies são ferramentas essenciais para exercitar o cérebro, ativando áreas relacionadas à criatividade, habilidades psicomotoras, coordenação e até mesmo memória.
Uma pesquisa da Escola de Terapia Ocupacional da Universidade de Cardiff publicada no Journal of Occupational Science sugere que costurar ou tricotar é um exercício que estimula o cérebro e treina a capacidade de concentração em uma única atividade.
Por concentrar toda a atenção em uma atividade motora, os níveis de estresse diminuem. Ao mesmo tempo, o movimento das mãos mantém o cérebro funcionando de maneira não automática, visto que a costura busca um formato único.
Além dos benefícios mentais, costura e tricô oferecem vantagens físicas. Confira 4 benefícios dessa atividade para o bem-estar:
Ao se concentrar, a pressão arterial diminui, o que reduz o risco de problemas cardiovasculares. Além disso, oferece relaxamento mental imediato.
Ao medir tecidos, desenhar os modelos e escolher cores, por exemplo, você fortalece o pensamento analítico e desenvolve processos lógicos ao estabelecer uma ordem de prioridade nas etapas.
Para não cometer erros, a atividade exige atenção aos detalhes. No longo prazo, esse hobby pode melhorar o seu foco mental.
Em um momento de busca por resultados e dopamina, a costura ou tricô podem ajudar no sistema de recompensa, ajudando a melhorar a autoestima.
Ainda, a prática permite consertar roupas danificadas ou até mesmo fazer novos modelos, te ajudando a economizar.
Classificação Indicativa: Livre