Entretenimento
O criador do Orkut, Orkut Büyükkökten, revelou que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova rede social com uma proposta diferente das plataformas atuais. Em entrevista ao jornal O Globo, o programador afirmou acreditar que ainda há espaço para uma internet mais leve e humana, voltada para a construção de laços genuínos e para a promoção do bem-estar emocional.
Ao detalhar a filosofia por trás do projeto, Büyükkökten destacou que a ideia parte de um princípio essencial da vida em sociedade. “O novo projeto começa com uma verdade simples: todos precisamos nos conectar. Isso está inscrito no DNA humano, é o que une sociedades e cria a base de nossas amizades, comunidades e identidades pessoais”, afirmou.
O criador do Orkut explicou que o desenvolvimento da plataforma segue diretrizes diferentes das adotadas por grandes redes atuais, priorizando relações positivas e interações respeitosas. De acordo com ele, o produto está sendo concebido com base em valores como “amizade, gentileza, compaixão”, desde seu design até a forma como as pessoas interagem no ambiente digital.
Para Büyükkökten, a tecnologia pode e deve ser usada como ferramenta de transformação social. “A motivação para o meu projeto não é a nostalgia, mas a cura. Cada linha de código é escrita em prol de conexão, comunidade e felicidade. Estamos usando o poder da tecnologia para tentar construir um ambiente on-line melhor, saudável e mais feliz”, ressaltou.
Durante a conversa, o programador também foi questionado sobre um possível retorno do Orkut, rede social que marcou uma geração nos anos 2000 e teve grande impacto no Brasil, as informações são do Metrópoles.
“Recebo essa pergunta o tempo todo: ‘O Orkut vai voltar?’. Adoraria construir algo como o Orkut, mas só farei isso se pudermos trazer de volta seu coração e sua alma”, afirmou.
O projeto ainda não tem previsão de lançamento ou detalhes técnicos.
Classificação Indicativa: Livre