Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 22/07/2025, às 12h57
O YouTube foi uma das primeiras plataformas de vídeo na internet com grande sucesso. Deslanchando diversos nomes reconhecidos atualmente, o sistema foi um dos mais famosos dos anos 2000 e 2010 para a cultura pop, se mantendo com forte marca e presença até hoje.
Lançado em 14 de fevereiro de 2005, a plataforma foi criada por Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim. Apenas um ano depois foi comprado pelo Google, quando teve instalação de novas funcionalidades que formaram o YouTube conhecido hoje por milhões de usuários.
De acordo com a TechTudo, no início, a intenção era que o YouTube fosse um site de namoro em formato de vídeos — por isso foi apresentado no Dia dos Namorados para os Estados Unidos. Sem interesse na parte do relacionamento entre os primeiros usuários, os criadores mudaram, em dezembro de 2005, o foco central para o compartilhamento de vídeos abertos para qualquer usuário.
A compra pelo Google modernizou a plataforma, impulsionando o surgimento dos primeiros influenciadores digitais: os youtubers. Nomes como Felipe Neto, PewDiePie, Kéfera e diversos outros entretinham os usuários com vídeos sobre opiniões, videogames e comportamento em geral.
Além disso, Guilherme Zaiden é considerado o primeiro youtuber brasileiro. O primeiro vídeo viral dele foi publicado em 2006, entitulado “Confissões de um emo”, alcançando milhões de visualizações. Outros memes como "Para nossa alegria", "Iutubiu" e "Eita, Giovana!" foram apenas alguns que também viralizaram na plataforma.
O YouTube comemorou este ano 20 anos de existência, que conta com diversas mudanças no design do site, além das ferramentas disponíveis aos usuários. Logo quando foi lançado, a plataforma era uma tela branca com uma barra de pesquisa em destaque e alguns vídeos na parte de baixo.
Em 2025, o layout do YouTube já conta com diversos vídeos em destaque, baseados nos conteúdos mais assistidos por cada usuário e até mesmo reprodução automática.
Na hora de assistir vídeos, a primeira versão não permitia o recurso de tela cheia ou controles de volume e timer. Apenas em 2007 foi instalada a opção de pular cenas, pular para o próximo vídeo ou voltar ao antigo. Para se ter uma ideia, o botão de curtir, reprodução automática e vídeo em HD só chegaram à plataforma a partir de 2010. As informações são do TechTudo.
Outras ferramentas e ideias também foram descontinuados ao longo dos 20 anos de história. O sistema de estrelas, grupos e comunidades, anotações interativas e aluguel de vídeos e programas de TV, por exemplo, foram retirados da plataforma.
Nos anos 2010, o uso de canais ativos com conteúdos próprios cresceu de forma exponencial, ganhando mais notoriedade do que vídeos aleatórios na rede. Na época, PewDiePie era um dos maiores youtubers do mundo, em números de inscritos e visualizações de vídeos.
No Brasil, PC Siqueira ficou conhecido pelo canal Maspoxavida, criado em 2010. No mesmo ano, surgiu o canal Não Faz Sentido, do Felipe Neto, que se tornou um dos maiores youtubers brasileiros. Ele não produz mais conteúdos nesse canal ou formato, mas segue com um dos canais mais assistidos do País.
Além disso, o canal 5 minutos, da Kéfera, também rendeu muito sucesso à atriz. O canal Depois das Onze, de Thalita Meneghim e Gabie Fernandes, por exemplo, teve muito sucesso e acabou recentemente, em 2022. Outra dupla grande no YouTube foi a do canal Coisa de Nerd, com Leon Martins e Nilce Moretto.
Atualmente, a forma de analisar os maiores youtubers do mundo é por meio dos inscritos em cada canal. Mundialmente, o canal do Mr. Beast leva o título, com 414 milhões de inscritos.
O youtuber produz conteúdos de desafios extremos, valendo prêmios em dinheiro e ações filantrópicas. Seus vídeos já contam com transcrição automática e dublagem para quem não fala inglês. Confira os maiores canais do YouTube hoje:
No final de 2024, o YouTube divulgou que entre os dez canais com maior sucesso no período, nove eram brasileiros. Entre eles, o CazéTV, que se tornou uma das principais redes de esporte ao vivo gratuita.
Veja os canais do YouTube no Brasil com maior sucesso:
*Com informações do TechTudo
Classificação Indicativa: Livre