Entretenimento
Você conhece ou já ouviu falar na palavra parassocial? O dicionário de Cambridge escolheu o adjetivo como a palavra do ano de 2025. O termo significa ter conexão ou sentir algo por uma pessoa famosa que não se conhece pessoalmente, como um personagem de livro, filme, artistas ou até mesmo por uma inteligência artificial.
O termo parassocial existe no dicionário desde 2023, após a grande popularização das redes sociais. A editoria da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, confirma essa ideia ao afirmar que as redes aumentam a intimidade entre fãs e ídolos.
Apesar de parecer inusitado, a escolha da palavra foi determinada exatamente pela fervorosidade dos fãs em relação aos famosos. Um exemplo disso é o pedido de casamento da cantora pop mundialmente conhecida, Taylor Swift, em que milhares de fãs reagiram como se fosse de alguém próximo.
No Brasil, é possível observar essa reação pelas redes sociais. Em maio deste ano, a separação do casal Virgínia e Zé Felipe causou grande espanto nos fãs, que chegaram a acreditar que a notícia fosse uma pegadinha. O assunto rendeu durante meses, e muitos fãs ainda não aceitam o término.
Segundo informações do Metrópoles, apesar de ter sido popularizada há pouco tempo, a palavra parassocial existe pelo menos desde o século XIX. Antes, o termo era utilizado para definir o sentimento que leitores desenvolviam por personagens de livros.
Em um estudo de 1956, os sociólogos Donald Horton e Richard Wohl analisaram que as pessoas passaram a desenvolver relações parassociais com personalidades da TV, vistas de forma semelhante a amigos ou familiares.
Com o passar dos anos, porém, a definição da palavra precisou ser atualizada. Em setembro deste ano, o Dicionário Cambridge incluiu no adjetivo a possibilidade de um relacionamento com uma inteligência artificial.
Classificação Indicativa: Livre