Entretenimento

DTV+: conheça a nova geração da TV aberta que vai revolucionar sua tela

Foto: Reprodução/Redes sociais
Uma das maiores novidades do ano, a DTV+ chega marcando a evolução da televisão digital no Brasil; tecnologia vai trazer experiências sob medida  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes sociais
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 18/08/2025, às 14h40



Emissoras, fabricantes de televisores e o governo federal estão na reta final dos preparos para a chegada da TV 3.0, também chamada de DTV+.

A novidade promete imagem de altíssima qualidade, som imersivo e interatividade, enquanto a TV aberta continua gratuita.

A expectativa é que os usuários experimentem a novidade já para a Copa do Mundo de 2026, movimentando os brasileiros.

O que é a DTV+?

Mulher mexendo na televisão com controle remoto
Foto: Unsplash

A DTV+ chega marcando a evolução da televisão digital no Brasil. A TV 1.0 era analógica e em preto e branco; a 2.0 trouxe as cores e, depois, conexão com a internet; agora, a TV 3.0 chega prometendo mais interatividade, personalização e qualidade audiovisual.

O novo nome foi oficializado em agosto de 2024 pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, responsável pelo processo de transição.

Principais vantagens da TV 3.0

  • Imagem avançada: transmissões em 4K e até 8K, com mais brilho, contraste e definição;
  • Som imersivo: experiência sonora próxima à de cinema;
  • Interatividade: possibilidade de votar em programas, responder enquetes e até comprar produtos exibidos em tempo real;
  • Canais como aplicativos: cada emissora terá seu próprio layout, semelhante ao modelo já visto em Smart TVs;
  • Publicidade personalizada: anúncios escolhidos de acordo com os interesses do telespectador (como já ocorre nas redes sociais).

De acordo com Leonora Bardini, diretora de programação da TV Globo, a tecnologia vai trazer experiências sob medida.

“Em um jogo entre Brasil e Argentina, a TV já saberá que você é torcedor do Brasil e proporcionará conteúdos alinhados à sua seleção ou time do coração”, explicou em entrevista à emissora.

TV mais inteligente

Mesmo sem internet, a TV aberta continuará disponível com qualidade 4K, 8K e som imersivo; entretanto, se o usuário conectar o aparelho à rede, a personalização e a interação melhoram a experiência num geral.

Com a TV conectada, por exemplo, o telespectador poderá comprar a roupa usada por um ator em novela ou o prato mostrado em um programa de culinária, e o melhor: tudo diretamente pela tela.

Conversores e preços

Assim como ocorreu na transição do sinal analógico para o digital, será necessário um conversor para ter acesso à DTV+.

O objetivo é que os novos aparelhos já cheguem com a tecnologia integrada. Por enquanto, ainda não há previsão de preço.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp