Entretenimento

TV 3.0 está chegando: entenda como será o processo de contratação no Brasil

O Ministério das Comunicações irá investir R$ 23,6 bilhões até 2026 em projetos do tipo. - Foto: Unsplash
O projeto visa democratizar o acesso à informação, com a expectativa da TV 3.0 ter transmissão aberta do sinal a partir de 2026.  |   BNews SP - Divulgação O Ministério das Comunicações irá investir R$ 23,6 bilhões até 2026 em projetos do tipo. - Foto: Unsplash
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 04/07/2025, às 18h01



Um novo padrão de televisão deve se instaurar no Brasil em breve, com ferramentas de tecnologia de ponta. Chamada de TV 3.0, a mudança será a nova geração da TV aberta e gratuita no País. 

A iniciativa pelo seu desenvolvimento está na reta final e deve ser encaminhada ainda no segundo semestre de 2025 uma proposta para aprovação do presidente Lula. As informações são de Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações, divulgadas pelo Metrópoles.

O projeto visa democratizar o acesso à informação, com a expectativa da TV 3.0 ter transmissão aberta do sinal a partir de 2026. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o Ministério das Comunicações irá investir R$ 23,6 bilhões até 2026 com foco na conectividade e na inclusão digital no Brasil.

Quais as novidades da TV 3.0?

Segundo o ministro, a nova tecnologia deve oferecer uma experiência visual inovadora, com resolução de imagem quatro vezes maior do que o atual padrão Full HD, além de aumento do contraste. A TV 3.0 deve iniciar com resolução 4K e com potencial para atingir até 8K por meio da conexão à internet. 

Na parte do som, é esperado que a nova geração da televisão brasileira traga o telespectador a se sentir imerso no conteúdo. Os reprodutores de áudio serãoa parecidos com os utilizados em salas de cinema. Ainda, será possível personalizar o áudio pela preferência do telespectador.

A TV 3.0 também estará conectada integralmente à internet, além de ter uma navegação mais intuitiva. Há a proposta de eliminar a sintonização por números dos canais, deixando todos os canais apresentados como aplicativos na tela.

Siqueira Filho ainda destacou que o telespectador poderá acessar conteúdos adicionais, como séries, jogos, shows, documentários, programas de entretenimento, telejornais, filmes, entre outros.

Além disso, as propagandas da TV 3.0 serão personalizadas com as preferências dos telespectadores e com a possibilidade de interagirem com anúncios.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp