Entretenimento

Erro comum ao guardar vinagre pode trazer riscos à saúde; saiba qual é e como evitar

Foto: Reprodução/Freepik
Utilizado muitas vezes como higienizador ou como tempero de alguns alimentos, o vinagre é aquele item presente em grande parte das casas  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Freepik
Nathália Maciel

por Nathália Maciel

[email protected]

Publicado em 27/11/2025, às 16h26



Utilizado muitas vezes como higienizador ou como tempero de alguns pratos, o vinagre é aquele item que está presente em grande parte das casas. No entanto, a forma como o produto é armazenado pode oferecer perigo à saúde.

Como de costume, após utilizar o vinagre, a maioria das pessoas acaba guardando o produto dentro dos armários de comida ou embaixo da pia. Contudo, ao ficar aberto, o produto passa por um processo que pode ajudar na proliferação de bactérias.

O vinagre é um condimento produzido através da fermentação. O processo utiliza alimentos, como frutas, o que torna o vinagre mais suscetível à proliferação de microrganismos indesejados.

Como acontece o processo de fermentação

Foto: Reprodução/Freepik

Ao fermentar, o ciclo cria acetobactérias que convertem os açúcares da preparação em álcool. Segundo a médica Lorena Balestra, o ácido acético é gerado — ele é o principal componente do vinagre e o responsável pelo sabor ácido.

Após ser aberto, se o produto for guardado em um lugar próximo a fontes de calor, luz direta do sol ou umidade excessiva, ele pode continuar o processo de fermentação, favorecendo o surgimento de mais bactérias e fungos.

Segundo o site Casa e Jardim, ao ficar exposto de forma incorreta, os microrganismos começam a ser depositados no fundo do frasco, o que causa deterioração do produto.

Após ser aberto, o produto precisa ficar guardado na geladeira, assim como outros alimentos que, antes de abrir, ficam na prateleira do supermercado. Além disso, observar a data de validade pode ser outro passo para garantir a qualidade do vinagre.

Consequências para a saúde

Segundo a nutricionista Marcella Oliveira, em entrevista ao portal Casa e Jardim, se o vinagre contaminado for ingerido, pode causar intoxicação alimentar. Os sintomas da condição podem ser diarreia, náuseas, vômitos e febre. A especialista recomenda ainda que, em caso de mal-estar, a pessoa deve ir ao médico investigar as causas.

"Busque ajuda médica se houver sinais de desidratação, como boca seca e urina escura, ou se ocorrerem sintomas graves, como febre alta ou sangue nas fezes", afirma Marcella Oliveira.

Além disso, os cuidados com o armazenamento podem influenciar inclusive no sabor e na qualidade do vinagre para utilização em alimentos. “Mantê-lo tampado e refrigerado na sua geladeira evita a proliferação de microrganismos e preserva o sabor original”, explica Oliveira.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp