Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 19/05/2025, às 12h54
Com sede em Londres, a empresa Sen está revolucionando a forma como as pessoas podem acessar imagens do planeta. Através de câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS), a companhia transmite, ao vivo, imagens da Terra vistas do espaço.
A proposta é tornar essa visão, antes reservada apenas a astronautas, acessível a todos os interessados.
Observar o planeta lá de cima pode ser uma experiência transformadora: muitos cosmonautas falam sobre o “efeito perspectiva”, uma mudança profunda na percepção da vida e da humanidade após verem a Terra do espaço.
Um exemplo marcante é o de Ed Mitchell, astronauta da missão Apollo 14, que descreveu essa sensação como “uma consciência global instantânea acompanhada de uma intensa insatisfação com o estado do mundo e um impulso para fazer algo a respeito”.
A Sen diz que sua missão é justamente ampliar esse tipo de reflexão. “A visão de Sen é humanitária: ajudar a aumentar a conscientização sobre as mudanças planetárias e apoiar aqueles diretamente afetados pelos eventos na Terra, além de ajudar a informar as pessoas sobre a realidade da nossa existência no espaço”.
Watch the Earth light up and wind down 🌅🌄
— sen (@sen) May 18, 2025
Sen’s 4K cameras captured sunset and sunrise timelapse views with SpaceX Dragon silhouetted on the horizon pic.twitter.com/86TUG3McXN
A empresa especializada em dados espaciais está inovando ao utilizar pequenos satélites e câmeras acopladas a estruturas em órbita para transmitir, em tempo real, imagens e informações da Terra.
Em seus planos, a companhia pretende, no futuro, expandir essas transmissões para outros planetas e regiões do Universo, segundo informações do Space.
“Nossa visão é democratizar o espaço usando o vídeo para informar, educar, inspirar e beneficiar toda a humanidade”, definiu a empresa em sua apresentação institucional. O público pode acompanhar as imagens gratuitamente por meio do aplicativo oficial da Sen, pelo site Sen.com ou ainda pelo canal oficial no YouTube.
Classificação Indicativa: Livre