Entretenimento
A série Tremembé, lançamento recente do Prime Video, rapidamente se tornou a produção mais vista da plataforma no Brasil. Inspirada no cotidiano do Complexo Penitenciário de Tremembé, no interior de São Paulo, a obra recria histórias que envolvem figuras associadas a crimes de grande repercussão nacional, e é justamente essa abordagem que motivou críticas de pessoas que passaram pelo local.
Segundo informações do Nexo, uma das primeiras ex-detentas a se manifestar foi Sandra Regina Ruiz Gomes, conhecido atualmente como Sandrão, que cumpriu pena no presídio após ser condenado a 27 anos pelo sequestro e assassinato de um adolescente em 2003. Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, no último domingo (16), Sandrão disse que a produção “não representa fielmente” a dinâmica da unidade.
Segundo Sandrão, apesar de Tremembé utilizar atores e declarar ser apenas “inspirada em fatos reais”, a série exagera em situações e cria episódios que não condizem com o que ela viveu.
Outro crítico direto da série foi Cristian Cravinhos, condenado pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen em 2002.
Logo após o lançamento da produção, em 31 de novembro, Cravinhos publicou mensagens nos stories do Instagram classificando a obra como falsa. “Muita mentira kkkk”, escreveu. Depois, reforçou: “Que série ruim!!!”, segundo informações do Na Telinha.
Na ficção, o personagem inspirado em Cravinhos aparece envolvido em um relacionamento homoafetivo com outro preso, chamado Duda. A trama inclui cenas de sexo explícito, além de um momento em que o detento pede uma calcinha ao parceiro, sequência que viralizou rapidamente e se transformou em meme.
A reação de Cravinhos, segundo pessoas próximas ao caso, está ligada ao incômodo com a exposição da vida íntima que a série sugere.
Embora Tremembé se apoie em reportagens e no livro já publicado do jornalista Ulisses Campbell, a narrativa adota liberdade dramatúrgica, misturando fatos, interpretações e ficção para compor sua versão dos acontecimentos. A produção já teve sua 2ª temporada confirmada.
Classificação Indicativa: Livre