Entretenimento
Nos últimos anos, a montadora chinesa BYD vem conquistando cada vez mais espaço no mercado automobilístico global e assim se firmando como uma referência quando o assunto é mobilidade elétrica.
E a novidade mais recente da famosa montadora é a inauguração de sua nova megafábrica, que fica em Zhengzhou, na capital da província de Henan, na China.
De acordo com informações do portal UOL, o complexo industrial ocupa no total 10,67 km², área que corresponde a 73 Maracanãs, um dos estádios mais famosos do mundo, localizado no Rio de Janeiro.
Voltado ao mercado interno, o maior centro produtivo da BYD evidencia a força da integração vertical da empresa, que gera internamente 70% dos componentes, de motores e baterias a sistemas de conforto como ar-condicionado e tetos solares.
Na 'cidade industrial', que emprega 57 mil pessoas, a produção é flexível e automatizada, com mais de 98% de tarefas realizadas por robôs. Quase 2.000 deles trabalham na soldagem, possibilitando montar até 12 modelos diferentes simultaneamente.
Vale destacar ainda que o ambiente surpreende pelo silêncio, com as enormes prensas nos galpões de estamparia protegidas por cabines acústicas e poucos operadores humanos trabalhando.
O cenário resume bem como funciona a indústria na China, com processos rápidos e presença cada vez mais reduzida de pessoas.
Ainda segundo o UOL, a indústria automotiva da China vem passando por uma virada bastante profunda nos últimos anos. Entre 2009 e 2023, o governo chinês somou mais de US$ 230 bilhões em apoio financeiro para desenvolver os carros elétricos, de acordo com dados do Center for Strategic and International Studies.
O impacto então foi imediato: em 2023, a China assumiu a liderança global nas exportações, superando o Japão. Atualmente, o país reúne 46 fabricantes dedicadas a esse mercado.
Classificação Indicativa: Livre