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Ford aposta em picape elétrica acessível para competir com chinesas

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A Ford planeja lançar uma picape elétrica de quatro portas por US$ 30 mil, visando competir com fabricantes chinesas no mercado.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Ford
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

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Publicado em 12/08/2025, às 07h00



A Ford anunciou que, a partir de 2027, dará início ao lançamento de sua nova geração de veículos elétricos de baixo custo. Entre as novidades está uma picape média de quatro portas, com preço estimado em US$ 30 mil — cerca de R$ 163 mil na cotação atual. O objetivo é claro: bater de frente com a eficiência e os preços agressivos das fabricantes chinesas.

Segundo a CNN, o modelo será produzido na fábrica da marca em Louisville, Kentucky, que atualmente monta o Ford Escape e o Lincoln Corsair. A planta receberá um investimento de quase US$ 2 bilhões, garantindo a preservação de, pelo menos, 2,2 mil empregos diretos.

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Estratégia para reduzir custos

Para viabilizar preços competitivos, a Ford aposta no uso de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Produzidas em Marshall, Michigan, com tecnologia da chinesa CATL, essas baterias são mais baratas e contribuem para tornar o veículo mais acessível.

A nova linha está sendo desenvolvida por uma equipe especial batizada de “skunkworks”, formada por profissionais vindos de empresas como Tesla e Rivian. O grupo é liderado pelo ex-executivo da Tesla Alan Clarke e opera de forma tão independente que, no início, seus membros nem sequer tinham crachá para entrar no prédio principal da Ford.

Concorrência acirrada no mercado global

Enquanto o preço médio de um carro elétrico nos EUA, em junho, ficou em torno de US$ 47 mil, fabricantes chinesas oferecem modelos por valores entre US$ 10 mil e US$ 25 mil. Marcas como a BYD têm otimizado sua cadeia de suprimentos e processos produtivos para fabricar a custos muito inferiores aos das montadoras ocidentais.

Embora esses veículos ainda não estejam disponíveis no mercado norte-americano, o CEO da Ford, Jim Farley, reconhece que eles estabeleceram um novo patamar de competitividade.

Uma aposta de longo prazo

Farley reforça que não se trata apenas de lançar um modelo barato. Segundo ele, Detroit já viu iniciativas semelhantes fracassarem, resultando em fábricas fechadas e demissões. A nova picape elétrica precisa ser parte de um negócio sólido, sustentável e lucrativo.

A batalha por veículos elétricos acessíveis está cada vez mais acirrada e, com a entrada dessa nova linha, a Ford quer provar que consegue competir de igual para igual no cenário global.

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