Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 18/07/2025, às 14h56
Nesta sexta-feira (18), a frente fria da região Sul chega na costa da região Sudeste, abaixando as temperaturas do terceiro final de semana de julho. Segundo o Climatempo, a massa favorece um aumento de nebulosidade pela faixa leste do estado de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro ao final do dia, mas não chove.
Além disso, o deslocamento da frente fria aumenta a condição de ventos na faixa leste paulista, no centro-sul do Rio de Janeiro e extremo sul de Minas, com valores de rajadas de até 50km/h a qualquer hora do dia.
O Instituito Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para redução da umidade relativa do ar, abaixo de 40% em praticamente todo o estado de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais. Os últimos dias marcaram umidade abaixo de 20%, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que é necessário, pelo menos, 40% de umidade relativa para manter a saúde da população.
Ainda assim, não há previsão de chuvas para o final de semana, apenas muitas nuvens. Na capital, as temperaturas mínimas chegam a 12ºC, enquanto as máximas vão a 27ºC.
Vale lembrar que a primeira quinzena de julho de 2025 foi a mais fria na cidade de São Paulo em 10 anos, de acordo com análise do Climatempo. A média das temperaturas máximas de 1 a 15 de julho de 2025 foi de apenas 20,6°C e ficou 2,3°C abaixo do valor de referência para julho, de 22,9°C. A média das temperaturas mínimas foi de 12,0°C neste período, ficando 0,8°C abaixo da média normal para a temperatura mínima no mês. Os dados representam as maiores diferenças negativas desde 2016, comparando com o que seria normal para julho.
Classificação Indicativa: Livre