Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 05/08/2025, às 16h02
Fruta tropical comum no Brasil, conhecida por seu sabor adocicado e ácido ao mesmo tempo, o jambo possui prorpiedades interessantes para proteger o sistema imunológico.
Ainda, essa fruta é benéfica à saúde do coração, ajudando os vasos sanguíneos e contribuindo para na prevenção de doenças cardiovasculares.
Isso acontece devido aos nutrientes essenciais e antioxidantes presentes no jambo. Com versatilidade na alimentação, ele pode ser uma ferramenta importante para obter mais qualidade de vida.
De acordo com especialistas ouvidos pelo NSC Total, essa fruta possui diversos flavonoides e antocianinas, substâncias antioxidantes que ajudam a combater os danos da oxidação celular.
Por meio delas, as paredes dos vasos sanguíneos ficam mais protegidas, o que reduz o risco de obstruções e endurecimento arterial. Os compostos ainda ajudam a diminuir processos inflamatórios silencionsos, que podem afetar o sistema vascular no longo prazo.
Em consequência, a partir de um consumo regular do jambo, essas substâncias podem diminuir fatores que podem levar a problemas cardiovasculares.
Essa fruta pode oferecer diversos outros benefícos que, no geral, também contribuem para um melhor sistema vascular.
Pensando no consumo regular, as propriedades do jambo são capazes de reduzir inflamações internas e controlar o colesterol, além de regular a pressão arterial.
Isso acontece devido à presença de fibras solúveis, que auxiliam na digestão, facilitando o controle de outras doenças, como a diabetes. A fruta ainda conta com altos índices de vitaminas C e E, fortalecendo o sistema imunológico.
O jambo pode ser consumido de diversas maneiras. Além da forma natural, preparar sucos, geleias ou mousses com a fruta é muito comum — e ficam muito saborosos.
A ingestão recomendada é de um mínimo de 2 a 3 porções de jambo, ou 200g por dia, em média.
Classificação Indicativa: Livre