Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 18/08/2025, às 13h40
Uma jovem conseguiu faturar milhões por meio de uma criação simples, mas revolucionária para pacientes com doença de Parkinson ou baixa mobilidade.
Aos 9 anos, a americana Lily Born começou a desenvolver uma ideia de caenca com maior estabilidade para ajudar seu avô, diagnosticado com a doença, a usar o objeto sem derramamentos. Ela fez dois protótipos que chamaram a atenção de seu pai.
Ele e a filha, então, resolveram lançar campanhas de financiamento coletivo para colocar a caneca no mercado. Hoje, a empresa Imagiroo é um dos grandes destaques do mercado, com as chamadas Kangaroo Cup (copo canguru, em tradução livre).
A tecnologia parece simples: é uma caneca com três pernas que não tomba. No entanto, ela é prototipada para ajudar aqueles com pouca mobilidade a não derramar em si mesmos, ou na própria superfície em que o copo está.
Inicialmente, Lily projetou os copos com plástico moldável à mão. Depois, ela começou a utilizar argila em um ateliê de cerâmica, com alças mais firmes e "pés" mais resistentes.
Ela consegiu contratar uma fábrica para ajudar a produzir milhares de unidades após finalizar seu protótipo de argila.
Em 2014, Lily saiu em diversos veículos de imprensa ao redor do mundo, mostrando sua invenção revolucionária e acessível.
Lily Born possui hoje 21 anos e informou, por meio de seu LinkedIn, que a Imagiroo vendeu mais de 1.000 copos de cerâmica e 10.000 de plástico por meio dos sites de financiamento coletivo Indiegogo e Kickstarter.
Mais recente, foi lançada uma versão redesenhada do copo em plástico inquebrável, tornando-o útil não apenas para pessoas com dificuldades de mobilidade, mas também para crianças e adultos que simplesmente desejam um copo melhor.
Apesar de não haver dados do faturamento da empresa, é especulado que seja um lucro milionário, visto que os consumidores possuem diversos perfis.
Lily também foi listada como uma das 11 melhores jovens de tecnologia pela Business Insider e "25 inovadores com menos de 25 anos" pela Mochi. Entre outros diversos reconhecomentos, ela também exibiu sua invenção na Feira de Ciências da Casa Branca, na White House Woman's Expo, no Museu Smithsonian de História Americana.
Classificação Indicativa: Livre