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IPI Zero pode baratear seminovos? Nova medida para carros populares já altera o mercado

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O novo Programa Carro Sustentável promete revolucionar o setor de carros populares com incentivos fiscais até 2026, visando a sustentabilidade.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ Freepik
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

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Publicado em 28/07/2025, às 11h14



O novo “Programa Carro Sustentável”, lançado pelo governo federal, já está mexendo com o mercado automotivo. Em vigor desde 11 de julho e com validade até o fim de 2026, a medida reduz — ou até zera — o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos novos, desde que cumpram critérios de sustentabilidade e eficiência.

Quais carros entram no programa?

O benefício é voltado para modelos compactos, considerados populares, sustentáveis e econômicos. Para conseguir a alíquota zerada, o carro precisa:

  • Emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro;

  • Ter mais de 80% de materiais recicláveis;

  • Ser fabricado no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, montagem e fabricação do motor realizadas aqui);

  • Estar na categoria de subcompacto, compacto, SUV compacto ou picape compacta.

As montadoras devem pedir o credenciamento dos modelos ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Após análise, os veículos aprovados passam a ter o IPI zerado por meio de uma portaria específica.

Descontos de até R$ 13 mil

Algumas fabricantes saíram na frente. A Volkswagen reduziu os preços do Polo Track e Robust de R$ 95.790 para R$ 87.845. O Polo TSI, embora contemplado, ainda não teve o novo valor revelado.

A Renault anunciou o Kwid Zen por R$ 67.290 (antes R$ 78.690) e outras versões com cortes semelhantes. A Fiat entrou com a campanha “Grande Chance Fiat”, cortando até R$ 13 mil no Mobi Like. A Hyundai aplicou descontos de até R$ 12 mil no HB20 e HB20S, e a Chevrolet promete incentivos de até R$ 10 mil na linha 2025 durante a campanha “Outlet Chevrolet”.

E os seminovos?

Com os preços mais baixos dos carros zero, modelos seminovos e usados devem sofrer ajustes, especialmente os que têm de zero a três anos de uso e características semelhantes aos novos contemplados.

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