Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 09/09/2025, às 16h14
A Band estreia nesta terça-feira (9), às 22h30 (horário de Brasília), a segunda temporada do “MasterChef Confeitaria”.
O primeiro episódio já começa com uma eliminação tripla logo de saída. No júri, Diego Lozano, Érick Jacquin e Helena Rizzo terão a missão de escolher o melhor confeiteiro do ano.
Para a diretora Marisa Mestiço, o programa vai além da competição: “Mais do que um talent show e reality da vida real, a briga pelo troféu promete se desenrolar como uma verdadeira novela, mesclando a habilidade e a beleza dos doces com conflitos e confusões na cozinha”.
Ver essa foto no Instagram
Lozano adianta que algumas provas repetem temas já vistos, mas outras vão surpreender. Entre elas, bolo de casamento, confeitaria salgada e até “outras coisas bem malucas”.
Segundo ele, a temporada vai do clássico europeu até criações que desafiam os competidores. Um destaque foi o esforço de muitos em valorizar o país, “trabalhando frutas nacionais e ingredientes que não são comuns na confeitaria, mas são tipicamente brasileiros”.
Já Rizzo reforça o clima competitivo. “São participantes com perfis bem distintos e teremos várias tretas”.
Lozano concorda. “Reunimos concorrentes com personalidades fortes, portanto os confrontos serão acirrados. Muitos acreditam estar prontos até entrarem na cozinha e entenderem que esse é um ambiente extremamente minucioso. Não importa quantos anos de profissão você tenha ou quão bom seja aqui fora. Essa disputa é como se estivesse começando do zero”.
Jacquin, por sua vez, foca na busca pela excelência. “A cada ano os competidores chegam mais preparados depois de conferirem as edições anteriores, mas depende muito da formação de cada um. Não acho a confeitaria esse terror, como dizem. É o término do almoço ou do jantar. Faço isso há 40 anos. Se eles estão aqui como experts dessa área, têm de saber mais do que eu”.
“Diferente do que muita gente diz, fazer doces não é um bicho de sete cabeças. Para mim, por exemplo, é diversão. Acho que é imprescindível manter a calma, focar no prato, ter repertório e estudar o que não sabe para chegar longe”, pontua Helena Rizzo.
Já Lozano lembra que o segredo do sucesso está no equilíbrio. “Adequação ao espaço, à pressão, ao cronômetro, ao estresse e aos desentendimentos. Esse é um campo que exige muito tempo, respeito às regras, às temperaturas e, principalmente, às receitas”.
Além da transmissão ao vivo na Band, o programa também será exibido às sextas-feiras, a partir das 20h20, no Discovery Home & Health, e chega à HBO Max em 12 de setembro.
O campeão leva o troféu, R$ 50 mil em dinheiro, consultoria do iFood para investir no próprio restaurante e ainda R$ 100 mil do ASAAS, fintech brasileira voltada à gestão financeira de empresas.
Serão dez episódios acompanhando a disputa entre 14 confeiteiros profissionais vindos de diferentes regiões do país:
*Com informações do Paladar
Classificação Indicativa: Livre