Entretenimento

Mercúrio retrógrado: veja os signos mais afetados neste período

Foto: Unsplash
Conhecido como uma das “piores fases da astrologia”, o Mercúrio retrógrado é o momento que pode gerar mais falhas em comunicação e tecnologia  |   BNews SP - Divulgação Foto: Unsplash
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 23/07/2025, às 11h20



Mercúrio está retrógrado desde a última sexta-feira (18) e já espalha seus efeitos de revisão entre aqueles que acreditam em astrologia. Essa é a segunda vez no ano que o planeta entra nesse movimento — em mais um signo de fogo.

Dessa vez, o planeta da comunicação fica retrógrado no signo de Leão, ativando temas como autoconfiança, expressão pessoal e necessidade de reconhecimento.

Popularmente conhecido como uma das “piores fases da astrologia”, é um momento que pode gerar mais falhas em comunicação e tecnologia, atrasos em viagens, além de dificuldades em tomar decisões.

O que significa o Mercúrio retrógrado?

Esse fenômeno astrológico funciona como uma ilusão de ótica em que, da perspectiva da Terra, dá a impressão de que o planeta está se movimentando para trás do zodíaco. De tal forma, tudo aquilo que ele representa tende a desacelerar ou exige revisão.

Como Mercúrio é o planeta da comunicação, o pensamento lógico, deslocamentos e sistemas de informação ficam mais lentos, pedindo uma análise mais cautelosa das ações. 

Longe de ser um vilão, o período significa o início de um período de revisão e desaceleração dos nossos pensamentos.

Signos mais afetados

Todos os signos são impactados de alguma forma, mas alguns costumam sentir os efeitos de um jeito mais intenso por serem regidos por Mercúrio e/ou estarem diretamente ligados ao signo onde ocorre a retrogradação. Confira:

Gêmeos e Virgem

Por serem governados por Mercúrio, são sensíveis a problemas de comunicação, atrasos, falhas tecnológicas e mal-entendidos. O período pode exigir atenção redobrada em contratos, mensagens e detalhes.

Leão

Se o fenômeno ocorre nesse signo, questões que envolvem autoimagem, visibilidade e expressão pessoal ganham destaque. É um tempo que serve para repensar a forma como você se apresenta ao mundo e até se reinventar.

Áries

Pode se deparar com lembranças e emoções antigas. É comum o surgimento de conversas não resolvidas e até ex-parceiros, principalmente sob a influência de trânsitos de Saturno e Netuno.

Aquário e Escorpião

Sentem o impacto principalmente em relações interpessoais, autoestima e na maneira como se posicionam em grupos ou projetos coletivos. O momento pede uma revisão da postura social.

Câncer

É convidado a rever sua relação com finanças, segurança emocional e valores pessoais. Renegociar contratos ou repensar hábitos de consumo pode ser necessário.

Demais signos

Outros signos também são afetados, cada um em áreas específicas da vida:

  • Touro: questões domésticas, finanças e investimentos podem exigir ajustes;
  • Libra: decisões difíceis, estética pessoal e relações sociais ganham um tom mais reflexivo;
  • Capricórnio: foco em contratos, moradia e planos de longo prazo, sujeito a cancelamentos;
  • Sagitário: atrasos em viagens e revisão de objetivos educacionais;
  • Peixes: dificuldades em manter rotinas, tendência à desorganização e busca por hábitos mais saudáveis.

Signos de terra e signos fixos não governados por Mercúrio (como Touro, Capricórnio e Leão) costumam passar por esse período de uma forma mais suave. Os efeitos tendem a aparecer de um jeito mais restrito ao meio profissional.

Até quando vai o Mercúrio retrógrado?

O movimento segue assim até o dia 11 de agosto, mas o site Personare destaca que os efeitos da desaceleração do planeta ainda podem ser sentidos por mais alguns dias devido ao período sombra de Mercúrio retrógrado.

Durante o Mercúrio retrógrado de julho, esse período vai até dia 14 de agosto. O ideal é esperar esse período para retomar seus projetos e colocar em ação tudo que você revisou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp