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A startup japonesa KG Motors está chamando atenção com o Mibot, um microcarro elétrico de uso urbano que se destaca pela simplicidade e funcionalidade. Com espaço para apenas uma pessoa, o modelo foi projetado para atender às necessidades de deslocamento em regiões densas e com ruas estreitas, como as encontradas no Japão. Seu preço também impressiona: custa cerca de 1 milhão de ienes, o equivalente a R$ 38,6 mil ou US$ 6.900.
Criado por Kazunari Kusunoki, fundador da KG Motors, o Mibot tem dimensões extremamente compactas: 2,5 metros de comprimento, 1,1 metro de largura e menos de 1,5 metro de altura. A velocidade máxima é de 60 km/h e ele pode carregar até 100 kg. Mesmo com especificações modestas, a proposta é clara: entregar mobilidade acessível, eficiente e fácil de estacionar.
Um dos diferenciais mais curiosos do Mibot é o fato de que ele é tão pequeno que pode ser transportado dentro da parte traseira de uma van Toyota HiAce, algo demonstrado pela montadora em um vídeo promocional. A ideia é que ele atenda desde deslocamentos individuais em grandes cidades até entregas rápidas, sendo uma alternativa prática a motos e bicicletas elétricas.
Apesar do mercado de elétricos no Japão ainda estar em fase inicial, as vendas do Mibot têm mostrado desempenho sólido. Desde 2022, o modelo já ultrapassou a marca de 2.250 unidades comercializadas. Para efeito de comparação, a Toyota vendeu cerca de 2.000 veículos elétricos em todo o ano de 2024, enquanto a chinesa BYD emplacou 2.200 no mesmo período.
Segundo o portal Quatro Rodas, nos Estados Unidos, o Mibot poderia até sair “de graça” para os consumidores, considerando o crédito fiscal de US$ 7.500 para veículos elétricos, que supera seu valor de mercado.
Combinando baixo custo, design funcional e apelo ecológico, o Mibot exemplifica como a mobilidade urbana pode evoluir para soluções mais simples, porém altamente eficazes.
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