Entretenimento

“Monstro: A História de Ed Gein”: série é baseada em fatos reais?

Foto: Divulgação/Netflix
A série “Monstro: A História de Ed Gein” já está disponível na plataforma de streaming Netflix; são oito episódios no total  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Netflix
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 03/10/2025, às 15h44



A Netflix lançou nesta sexta-feira (3) a série “Monstro: A História de Ed Gein”, criação de Ryan Murphy e Ian Brennan.

O lançamento acompanha a trajetória de um agricultor solitário do interior de Wisconsin que se tornou um dos criminosos mais perturbadores da história dos Estados Unidos.

Passada na década de 1950, a produção explora a mente do assassino e os acontecimentos que inspiraram clássicos do terror como “Psicose” (1960) e “O Silêncio dos Inocentes” (1991).

No elenco da série, você encontra nomes como Charlie Hunnam, Suzanna Son e Tom Hollander.

Crimes reais

Ed Gein, que morava em Plainfield, ganhou fama internacional quando a polícia descobriu, em 1957, restos humanos e objetos macabros remendados com partes de corpos em sua casa.

Apesar de ter confessado apenas dois assassinatos, ficou conhecido pelo costume de violar túmulos de mulheres que lembravam sua mãe falecida, prática que ele dizia ter “motivações pessoais e doentias”.

A série dramatiza esses fatos com base em registros oficiais e matérias da época, mas também acrescenta elementos para explorar o impacto dos crimes e o efeito devastador na comunidade rural estadunidense.

Ed Gein (Charlie Hunnam) e Adeline Watkins (Suzanna Son)
Ed Gein (Charlie Hunnam) e Adeline Watkins (Suzanna Son) (Foto: Divulgação/Netflix)

Quem foi Adeline Watkins?

Uma das personagens que mais desperta curiosidade no público é Adeline Watkins, interpretada por Suzanna Son. Ela realmente existiu.

Na época da prisão de Ed, Adeline declarou à imprensa que manteve um relacionamento de quase 20 anos com ele, chegando a revelar um suposto pedido de casamento.

Apesar da confissão, a história foi contestada semanas depois, quando ela mesma voltou atrás em parte das declarações, afirmando que conhecia o assassino, mas que a aproximação só teria começado em 1954.

Essa mistura de fatos, reviravoltas e mistérios também está presente na adaptação de Ryan Murphy, que quis retratar os crimes e mostrar como figuras secundárias se tornaram parte de tudo.

“Monstro: A História de Ed Gein” já está disponível na plataforma de streaming Netflix. São oito episódios no total. Assista ao trailer:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp