Entretenimento
Uma mulher de 43 anos morreu após ser brutalmente agredida na noite de domingo (3/8), na Lapa, zona oeste de São Paulo. Helen Cristina Vitai foi enforcada por pelo menos seis minutos durante uma briga na saída de um show punk e acabou não resistindo aos ferimentos.
As agressões ocorreram do lado de fora do evento "200 Anos de Punk", promovido pela Prefeitura de São Paulo no Tendal da Lapa, na Rua Guaicurus. Câmeras de segurança registraram a violência, que durou cerca de oito minutos.
Em nenhum momento, testemunhas ou seguranças intervieram. Helen chegou a ser levada a uma unidade de saúde, mas não sobreviveu.
As imagens mostram diversas pessoas assistindo à briga sem agir. Um homem, inclusive, aparece afastando outras pessoas para permitir que a agressora e Helen continuassem a luta. O conteúdo gravado é forte e foi parcialmente divulgado por veículos de imprensa.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, o coletivo responsável pela organização do evento se manifestou em nota: “Recebemos com tristeza a notícia da briga que ocorreu após o encerramento do show. Helen era mãe e deixa uma filha pequena. Nos solidarizamos com a família e repudiamos toda forma de violência”.
Ainda no comunicado, o grupo reforça que episódios violentos prejudicam o movimento punk. “Isso só nos afasta uns dos outros, fecha espaços e enfraquece a nossa cena”, diz o texto.
Ver essa foto no Instagram
A morte de Helen provocou comoção entre bandas e coletivos ligados à cena punk. Eventos previstos para os próximos dias, como o Sub Pop Fest, foram cancelados. Já a União do Movimento Punk (UMP) marcou uma reunião para o dia 6 de setembro, no Memorial da América Latina.
“Precisamos dar um basta. Chega de punks morrendo”, publicou a entidade em suas redes sociais. A UMP também pediu a punição dos responsáveis: “Que sejam responsabilizados e excluídos da cena punk. Isso não pode mais acontecer”.
O caso está sendo apurado pelo 7º Distrito Policial da Lapa. A Polícia Civil ainda não confirmou oficialmente a identidade da suspeita de homicídio, embora seu nome circule pelas redes sociais.
Helen foi velada na quarta-feira (6/8), no Cemitério Vila Formosa, na zona leste da capital.
Classificação Indicativa: Livre