Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 06/08/2025, às 17h05
A novela “Terra Nostra” volta às telas da TV Globo em setembro. Exibida pela primeira vez em 1999, a obra será reprisada no “Edição Especial”, retornando no mesmo ano em que a emissora celebra seus 60 anos.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, autor de clássicos como “Renascer” (1993) e “O Rei do Gado (1996)”, a história traz a saga da imigração italiana no fim do século XIX e os impactos do movimento na formação do povo brasileiro.
Em São Paulo, a história é contada a partir do romance entre dois jovens italianos, Matteo e Giuliana, interpretados por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio.
A narrativa começa em 1894, quando muitos camponeses deixam a Europa em busca de uma vida melhor no Brasil. Entre eles estão Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), que embarcam com Giuliana, filha do casal.
Giuliana conhece Matteo, um jovem cheio de esperança no futuro. Os dois se apaixonam durante a viagem e, após a morte dos pais dela, viram o único apoio um do outro. A chegada ao Brasil os separa e eles trilham caminhos diferentes.
Matteo consegue trabalho na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo (Antonio Fagundes), mas entra em conflito com o patrão ao liderar reivindicações dos trabalhadores.
Com o tempo, ele ganha a confiança do coronel e aceita se casar com sua filha, Rosana (Carolina Kasting), mesmo sem esquecer Giuliana.
Enquanto isso, a ex-parceira é acolhida por Francesco Maglianno (Raul Cortez), amigo de seus pais e um imigrante bem-sucedido que se tornou figura importante na comunidade italiana.
Em sua mansão na capital paulista, o filho Marco Antônio (Marcello Antony) se encanta por Giuliana, que inicialmente o rejeita, já que ainda contava com a esperança de reencontrar Matteo.
Com a ajuda de Francesco, o reencontro acontece, mas já era tarde demais. Matteo casou-se com Rosana. Giuliana, decepcionada, decide reconstruir sua vida ao lado de Marco Antônio, aceitando seu pedido de casamento.
As filmagens da novela contaram com cenas muito marcantes, gravadas tanto no exterior quanto em diversas partes do estado de São Paulo.
Para as gravações de embarque e travessia, uma equipe de cerca de 50 profissionais, incluindo elenco e técnicos, viajou para Southampton, no sul da Inglaterra.
Tudo foi filmado no navio S.S. Shieldhall, construído em 1940, com o apoio de cerca de 300 figurantes (entre ingleses, gregos e italianos).
As cenas do desembarque foram gravadas no porto de Santos, no litoral paulista. Já as paisagens das plantações de café, fundamentais para a história de “Terra Nostra”, foram registradas na cidade de Pinhal, no interior do estado.
Classificação Indicativa: Livre