Entretenimento
O Fiat Grande Panda será o novo carro de entrada da marca no Brasil. Produzido em Betim (MG), o modelo tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2026, marcando as comemorações de 50 anos da Fiat no país.
A montadora aposta alto: o Grande Panda é o primeiro de cinco novos modelos que a Stellantis lançará até 2030, dentro de um investimento de R$ 30 bilhões no mercado brasileiro.
O novo Grande Panda chega para substituir os modelos Mobi e Argo, assumindo o posto de carro mais acessível da marca. Internamente chamado de “New Argo” (projeto F1H), o modelo pode até resgatar o lendário nome Uno, já que tem design inspirado no clássico europeu.
Construído sobre a plataforma Smart Car uma adaptação da CMP usada em modelos como Citroën C3 e Peugeot 208, o Grande Panda contará com versões a combustão, híbridas e, futuramente, elétricas.
Motores esperados no Brasil:
1.0 Firefly aspirado
1.3 Firefly aspirado
1.0 Turbo flex (130 cv) com sistema híbrido leve Bio-Hybrid 12V e câmbio CVT
Na Europa, o modelo já é vendido com motor 1.2 turbo híbrido leve de 48V, que não deve chegar ao Brasil neste primeiro momento.
O Grande Panda aposta em um estilo retrô modernizado, com linhas retas, faróis retangulares de LED, grade frontal com logotipo descentralizado e molduras plásticas que dão aparência de mini-SUV.
Por dentro, o modelo terá painel digital de 10 polegadas e, nas versões brasileiras, deve incluir central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de mais espaço interno.
Na Europa, o Fiat Grande Panda conta com:
Assistente de permanência em faixa
Monitor de cansaço
Reconhecimento de placas de trânsito
Frenagem autônoma de emergência
Seis airbags
No Brasil, alguns desses itens podem ser simplificados para manter o preço competitivo.
A Fiat acredita que o Grande Panda pode disputar a liderança de vendas no segmento de carros de passeio hoje dominado pelo Volkswagen Polo.
A estratégia da marca é posicionar o modelo entre os carros populares e os SUVs compactos, como o Fiat Pulse, oferecendo visual moderno, eficiência e conectividade em um carro acessível.
Classificação Indicativa: Livre