Entretenimento
"O Agente Secreto", o aclamado filme de Kleber Mendonça Filho, continua a conquistar a crítica especializada, posicionando-o como a principal aposta brasileira para o Oscar 2026. A informação é da rádio Itatiaia.
O longa-metragem alcançou 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que agrega resenhas de especialistas e do público geral, mas a pontuação pode mudar à medida que mais críticas sejam adicionadas na plataforma.
Além da direção, a atuação de Wagner Moura como protagonista tem sido amplamente elogiada.
A Academia Brasileira de Cinema selecionou "O Agente Secreto" para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, com a esperança de repetir o sucesso de "Ainda Estou Aqui" (2024), vencedor na mesma categoria este ano.
O filme sobre o assassinato do ex-deputado federal Rubens Paiva (Selton Melo) e a luta de sua esposa, Eunice (Fernanda Torres), para que o Estado brasileiro reconhecesse o crime foi indicado a mais duas categorias na premiação: Melhor Atriz e Melhor Filme.
Situado nos anos 1970, o filme narra a fuga de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário perseguido pela ditadura militar, de São Paulo para Recife. Ele chega à capital pernambucana durante o Carnaval e logo percebe que está sendo espionado por seus vizinhos.
O elenco conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice Carvalho, Udo Kier e Thomás Aquino.
O filme estreia nos cinemas comerciais ainda este ano, mas já foi exibido no Brasil durante a Mostra de Cinema de São Paulo.
Classificação Indicativa: Livre