Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 08/07/2025, às 19h10
O Orkut, rede social extinta em 2014 que marcou uma geração no Brasil, se prepara para um possível relançamento. O objetivo da empresa é resgatar a proposta original, focada em comunidades temáticas e conexões verdadeiras.
Criado pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten em 2004, quando ainda trabalhava no Google, o novo projeto tem o Brasil como mercado prioritário. Com as especulações, muitos ex-usuários podem se perguntar como ficam as contas antigas do Orkut.
Apesar de ainda não possuir data oficial de lançamento, o projeto já está sendo desenvolvido, o que deve acelerar a sua chegada na web. Diferente das redes atuais, a nova proposta pretende se afastar de algoritmos que alimentam engajamento superficial.
A página orkut.com traz um comunicado oficial, assinado pelo próprio criador do site, informando que algo novo está sendo construído. Até o momento, são apenas especulações de retorno.
O site da rede social extinta há mais de 10 anos não possui outras informações além do comunicado do engenheiro de software e um espaço para cadastrar o e-mail para ser avisado de novidades relacionadas ao Orkut.
No entanto, não é possível criar novas contas no domínio, nem recuperar as antigas. Segundo o TechTudo, o Google, dono da rede social, permitiu baixar imagens, além de salvar depoimentos e scraps do site encerrado até setembro de 2016. Depois dessa data, quem não recuperou os arquivos não tem mais como resgatá-los.
Criada no início dos anos 2000, a rede não foi planejada para os smartphones e perdeu espaço durante a fase de transição. Outras mídias sociais como o Facebook e Instagram acabaram dominando as estratégias de mobile.
O Orkut acabou em 30 de setembro de 2014, após chegar a cerca de 300 milhlões de usuários. Apesar de ter forte apoio do mercado brasileiro e indiano, a expansão do Facebook tirou o concorrente das plataformas digitais.
Classificação Indicativa: Livre