Entretenimento
No mercado automotivo brasileiro, que é cada vez mais competitivo, nem todo lançamento alcança o sucesso esperado. Alguns SUVs, mesmo de marcas renomadas, acumulam estoques e geram prejuízos às montadoras por conta de preços altos, posicionamento restrito ou concorrência acirrada.
Com base nos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), listamos cinco SUVs que enfrentam dificuldades nas vendas em 2025. Confira:
O Bronco Sport traz um design robusto com inspiração retrô e forte vocação off-road. Equipado com motor 2.0 Turbo EcoBoost de 253 cv, tração 4x4 e som premium Bang & Olufsen, ele agrada aos entusiastas da aventura.
Porém, seu preço elevado e o apelo muito específico afastam o consumidor médio, que prefere SUVs urbanos mais acessíveis. Resultado: apenas 75 unidades emplacadas em junho.
A linha Tiguan Allspace R-Line é uma das mais sofisticadas no país, com visual moderno e interior tecnológico, além de espaço para até sete pessoas.
Entretanto, a atualização de 2024 trouxe redução da potência do motor (de 230 cv para 186 cv) e a perda da tração integral 4Motion, aliados a um preço na casa dos R$ 280 mil. Essas mudanças fizeram a procura cair: 158 unidades vendidas em junho.
Com duas telas curvas integradas e acabamento refinado, o Sportage é um dos SUVs médios mais completos. Seu motor 1.6 turbo com sistema híbrido-leve (MHEV) de 48V, no entanto, não oferece a mesma economia nem o modo elétrico pleno de híbridos tradicionais.
Concorrentes com tecnologias híbridas mais avançadas e preços semelhantes, como GWM Haval H6 e BYD Song Plus, impactaram suas vendas, que somaram apenas 68 unidades em junho.
Reconhecido pelo conforto e confiabilidade, o CR-V chegou à nova geração com motor híbrido de 207 cv e pacote tecnológico de segurança Honda SENSING.
Apesar do desempenho e consumo elogiáveis, o preço acima de R$ 350 mil o posiciona em um segmento premium, altamente disputado, limitando seu público: foram 79 unidades vendidas em junho.
O Yuan Plus é um SUV elétrico com motor de 204 cv, design arrojado e central multimídia giratória, que entrega boa aceleração e equipamentos completos.
A concorrência interna, porém, com o BYD Song Plus — híbrido plug-in mais barato e com melhor autonomia para a infraestrutura brasileira — fez o Yuan Plus perder espaço, registrando apenas 83 unidades vendidas em junho.
Em um setor que evolui rápido e exige inovação e preços competitivos, essas dificuldades mostram como mesmo modelos de peso podem não conquistar o consumidor brasileiro.
Classificação Indicativa: Livre