Entretenimento

Polo magnético da Terra muda de rumo e deixa cientistas em alerta; entenda o que pode acontecer

Seu principal objetivo é garantir a localização precisa de aviões, navios e satélites. - Foto: Unsplash
Agora, ele trocou a trajetória e segue para o território russo em uma velocidade de 35 km por ano.  |   BNews SP - Divulgação Seu principal objetivo é garantir a localização precisa de aviões, navios e satélites. - Foto: Unsplash
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 14/07/2025, às 20h52



O Polo Norte magnético da Terra está mudando sua posição em sentido à Sibéria, região da Rússia. Ainda que modificações na localização do polo norte já sejam esperadas, o fenômeno mudou oficialmente a rota.

Segundo a atualização do Modelo Magnético Mundial (WMM), o norte magnético se movia lentamente, há mais de 525 anos, em direção ao Canadá. Agora, ele trocou a trajetória e segue para o território russo em uma velocidade de 35 km por ano.

O documento é divulgado e produzido a cada cinco anos por cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) e do Serviço Geológico Britânico (BGS). Seu principal objetivo é garantir a localização precisa de aviões, navios e satélites.

Como funciona o Polo Norte Magnético?

O norte magnético se movimenta constantemente devido às alterações no núcleo da Terra. Dessa forma, diferente do Polo Norte geográfico, o outro é influenciado pelo campo magnético do planeta. 

Isso significa que bússulas, sejam elas físicas ou digitais, mostram o norte magnético. Para fins de comparação, não ter essa informação alinhada em casos de navios, por exemplo, pode causar em rotas com quilômetros de distância errados.

Com a mudança de rota analisada no ano passado, os pesquisadores sugerem o movimento pode ter a influência dos campos magnéticos de alta intensidade presentes tanto no Canadá, quanto na Sibéria.

*Com informações da Gazeta de S. Paulo

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp