Entretenimento

Por que o Carnaval e a Páscoa mudam de data todo ano? Veja explicação

Foto: Pexels.
Ligadas ao calendário lunar e à tradição cristã, as datas da Páscoa e do Carnaval variam todos os anos e seguem regras definidas há séculos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Pexels.
Bianca Novais

por Bianca Novais

[email protected]

Publicado em 17/02/2026, às 09h00



Ao contrário de feriados com datas fixas, como o Natal, a Páscoa nunca cai no mesmo dia do calendário. Sempre celebrada em um domingo, a data muda de ano para ano e arrasta com ela o Carnaval. A explicação não está em decisões modernas, mas em regras religiosas antigas, baseadas no movimento da Lua e nas estações do ano.

Segundo explicações reunidas pela Gazeta do Povo, a lógica por trás da Páscoa envolve tanto a tradição cristã quanto a judaica, que compartilham uma mesma origem histórica e simbólica.

Na Páscoa, cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Foto: Unsplash.
Na Páscoa, cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Foto: Unsplash.

A ligação com a Páscoa judaica

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo e está diretamente relacionada à Páscoa judaica, o Pessach, que recorda a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Em hebraico, “pessach” significa “passagem”, em referência à travessia rumo à "Terra Prometida".

Na tradição judaica, o início do Pessach ocorre com a primeira lua cheia após o começo da primavera no Hemisfério Norte, que se inicia em 21 de março, independentemente do dia da semana. Esse critério lunar é o ponto de partida para o cálculo cristão.

Como se define a data da Páscoa cristã?

A Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa deve ser celebrada no primeiro domingo após a lua cheia que acontece depois do equinócio da primavera. Por isso, a data pode variar dentro de um intervalo de semanas, mas sempre cai em um domingo.

De acordo com a narrativa bíblica, a Última Ceia de Jesus ocorreu durante a celebração do início do Pessach, em uma quinta-feira. No dia seguinte, a Sexta-feira da Paixão, ele foi crucificado, e a ressurreição teria ocorrido no domingo, marco que define a Páscoa cristã. Em situações raras, as celebrações judaica e cristã podem coincidir na mesma data.

Por que o Carnaval também muda?

É a Páscoa que determina quando acontece o Carnaval. Na tradição cristã, a celebração pascal deve ser precedida por 40 dias de penitência, período conhecido como Quaresma. Durante esse tempo, práticas ligadas ao prazer, como festas e o consumo de carne, são tradicionalmente evitadas.

O Carnaval surge, então, como uma espécie de despedida antes da Quaresma. A festa ocorre imediatamente antes da Quarta-feira de Cinzas, que marca o início desse período de recolhimento, encerrado apenas no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp