Entretenimento

Pressão alta: por que ela pode ser silenciosa e como identificar os sinais

Reprodução/ Freepik
Cerca de 25% da população adulta no Brasil é hipertensa, sendo fundamental o monitoramento constante da pressão arterial.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ Freepik
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 14/07/2025, às 10h20



Cerca de 25% dos brasileiros adultos são hipertensos, alerta Ministério da Saúde, aproximadamente um quarto da população adulta no Brasil convive com a hipertensão arterial. Entre os homens, esse índice é cerca de 5% maior. Mas você sabe identificar os sinais dessa condição silenciosa?

Segundo o cardiologista Luiz Sérgio, em entrevista para o Gazeta SP,  “a pressão arterial elevada geralmente não provoca sintomas”, o que torna a doença uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo. Por isso, o monitoramento constante é fundamental. Com o tratamento adequado, controlar a pressão é simples e eficaz.

Afinal, quais são os sintomas da hipertensão?

Apesar de muitas vezes passar despercebida, a hipertensão pode manifestar sinais quando os níveis da pressão sobem bastante. De acordo com a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, sintomas como dores no peito, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão turva e sangramento nasal podem surgir em crises mais intensas.

Para o cardiologista, a única forma confiável de diagnosticar a pressão alta é a medição frequente. Pessoas acima dos 20 anos devem verificar a pressão pelo menos uma vez ao ano, enquanto quem tem histórico familiar deve fazer isso com o dobro da frequência. Grupos com maior risco, como pessoas negras, idosos acima de 50 anos, homens e diabéticos, precisam redobrar a atenção.

Como prevenir a hipertensão?

Evitar hábitos que aumentam o risco da doença é fundamental para a saúde cardiovascular. Entre os principais comportamentos a serem evitados estão:

  • Fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso

  • Abusar do sal e temperos industrializados

  • Sedentarismo

  • Falta de momentos de lazer

  • Consumo excessivo de alimentos gordurosos

  • Não controlar o diabetes

Adotar uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, parar de fumar e moderar o consumo de álcool ajudam a manter a pressão sob controle. Além disso, o Ministério da Saúde alerta que o estresse pode ser um fator importante para o desenvolvimento da hipertensão então cuidar da saúde mental, com apoio profissional quando necessário, também é parte essencial da prevenção.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp