Entretenimento
A Renault deu a largada na produção do Boreal, seu novo SUV médio, no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. O modelo, que teve estreia mundial em São Paulo em julho, começa a ser fabricado exclusivamente no Brasil e será lançado oficialmente no dia 4 de novembro.
Além de abastecer o mercado nacional, o Boreal será exportado para 17 países da América Latina e também para a Turquia a partir de 2026.
Com 4,56 metros de comprimento e 1,84 m de largura, o Boreal chega para disputar o segmento dos SUVs médios com nomes de peso como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6 e BYD Song Plus.
Debaixo do capô, traz o motor 1.3 turbo flex TCe, capaz de gerar 270 Nm de torque, aliado a uma transmissão automática de dupla embreagem (EDC) com seis marchas.
O interior do Boreal segue o conceito OpenR, já visto em modelos elétricos da Renault. Ele conta com painel digital de 10 polegadas e central multimídia de 10,1 polegadas, além do sistema Google Automotive Services uma estreia fora da Europa.
O modelo também oferece 24 assistentes de direção (ADAS) e um sistema de som Harman Kardon Premium, desenvolvido em parceria com o músico Jean-Michel Jarre.
Segundo a Renault, o Boreal é um marco dentro do plano global Brand International Game Plan 2024-2027. Para viabilizar o projeto, a montadora investiu R$ 2 bilhões no Brasil, parte de um ciclo total de R$ 5,1 bilhões previsto até 2025.
“O Boreal é o SUV high-tech da Renault. A tecnologia está em todo o processo, da concepção à produção”, destacou Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault do Brasil.
Classificação Indicativa: Livre