Entretenimento

Retrospectiva Spotify chegando: quando sai o "Spotify Wrapped 2025"?

Foto: Divulgação/ Spotify
Para os amantes da música, receber a retrospectiva do que ouviu pelo Spotify Wrapped se tornou um evento anual, esperado por muitos.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/ Spotify
Nathália Maciel

por Nathália Maciel

[email protected]

Publicado em 18/11/2025, às 14h15



Relembrar os melhores momentos é um ato comum para a maioria das pessoas, principalmente com a chegada do fim de ano. Para os amantes da música, receber uma retrospectiva do que ouviu pelo Spotify Wrapped se tornou um evento anual, esperado por muitos.

O Spotify Wrapped 2025 ainda não foi lançado, mas, para conter a ansiedade dos ouvintes, a plataforma disponibiliza para os assinantes Premium o recurso chamado Cápsula Sonora.

Essa ferramenta oferece resumos mensais sobre os hábitos do usuário e categorias fixas, como os cinco artistas e músicas mais ouvidas do mês, o tempo total de audição, os gêneros favoritos e até as batidas por minuto das músicas mais reproduzidas.

Experiência personalizada

A ideia do Spotify Wrapped surgiu em 2016, quando a plataforma decidiu transformar o relatório Year in Music em uma versão mais personalizada e interativa, permitindo que os usuários tivessem acesso a informações adaptadas aos seus próprios hábitos.

Foto: Reprodução/Spotify

Modelo atual

Com a utilização cada vez maior das redes sociais, o mecanismo passou a migrar as informações do Spotify diretamente para essas plataformas. O novo modelo de compartilhamento, como conhecemos hoje, foi implementado em 2019 e, ao longo dos anos, tem se tornado cada vez mais presente nos círculos sociais dos jovens.

Mesmo mantendo a essência das primeiras edições, a plataforma adiciona novos recursos a cada ano, como estatísticas, interações e categorias inovadoras. Essa estratégia de surpreender pelas novidades deixa os usuários curiosos para descobrir o que seu próprio ano musical irá revelar.

Além dos usuários, o Spotify Wrapped também atrai os artistas, que passaram a disponibilizar vídeos de agradecimento enviados aos seus fãs. Segundo o site Rolling Stone Brasil, no ano passado, as cantoras Billie Eilish e Sabrina Carpenter estiveram entre os milhares de artistas que gravaram recados para os usuários que as ouviram no seu ranking Top 5.

Retrospectiva marca o ano dos usuários

De acordo com o Spotify Wrapped, a retrospectiva é mais do que uma oportunidade de relembrar o que mais marcou o ano: ela gera conexões entre artistas e fãs e permite revisitar músicas e artistas que ajudaram a definir o período na cultura musical. Além disso, o mecanismo desperta diversas emoções positivas nos usuários.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp