Entretenimento

São Paulo bate 32,7°C, mas domingo terá frio inesperado

Reprodução/ SPTV
São Paulo registrou 32,7°C na sexta, a tarde mais quente desde o verão. No domingo, frente fria derruba as temperaturas. Veja a previsão.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ SPTV
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 23/08/2025, às 10h28



A cidade de São Paulo registrou nesta sexta-feira (22) a tarde mais quente desde o verão. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 32,7°C, cerca de oito graus acima da média histórica de agosto, que é de 24,5°C.

O calor intenso deve continuar neste sábado (23), quando a máxima prevista é de 32°C. Mas a situação muda no domingo (24): uma massa de ar frio vinda do Sul deve chegar ao Sudeste e derrubar as temperaturas (veja a previsão abaixo).

Diferença de temperatura na capital

O calor se manteve até o início da noite desta sexta. Às 19h, enquanto a Zona Norte, em Santana, registrava 29°C, no extremo Sul, em Engenheiro Marsilac, os termômetros já marcavam 19°C. 

Previsão para o fim de semana

Sábado (23)

  • Máxima: 32°C

  • Mínima: 18°C

Domingo (24)

  • Máxima: 21°C

  • Mínima: 15°C

Por que está tão quente?

O calor acima da média é resultado de um “veranico”, provocado por uma massa de ar seco que atua sobre boa parte do Brasil. Esse fenômeno é caracterizado por mais de quatro dias quentes durante o outono ou inverno, com temperaturas elevadas, tempo seco e pouca chuva.

César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que a situação não é incomum para esta época do ano:

“A presença dessa grande massa de ar seco nas áreas centrais do Brasil é relativamente comum em alguns períodos do inverno. Essa condição também faz com que as temperaturas subam, trazendo bastante calor”, afirma.

Este já é o terceiro veranico de 2025. Apesar do aumento das temperaturas, o fenômeno não configura uma onda de calor, segundo o Inmet.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp