Política

Frente fria mantém Centro-Sul gelado; veja como fica o clima no fim de semana em SP

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Nova frente fria traz temperaturas amenas e risco de geada no Sul, enquanto o restante do país permanece quente.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Agência Brasil
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

[email protected]

Publicado em 15/08/2025, às 08h22



A passagem de uma nova frente fria pelo oceano promete manter as temperaturas baixas no Sul e em parte do Sudeste nesta quinta-feira (14). Mesmo de intensidade moderada, a massa de ar frio prolonga o clima de inverno no Centro-Sul até o fim de semana.

Segundo o meteorologista Allef Matos, da Climatempo, a frente fria não deve gerar chuvas fortes, mas provoca queda de temperatura após a breve elevação observada na quarta-feira (13). “O frio será mais intenso no Rio Grande do Sul, em pontos de Santa Catarina e Paraná, com risco de geada, enquanto o restante do país permanece quente”, explica.

Sul: frio com nuvens e garoa

A região Sul segue sob influência da frente fria, com chuviscos isolados, principalmente no litoral. No Rio Grande do Sul, o céu fica nublado, e há previsão de garoa na faixa leste.

Em Santa Catarina e Paraná, o litoral apresenta mais nebulosidade, enquanto o interior registra tempo firme, com mínimas abaixo de 13 °C em áreas serranas. A sensação térmica reforça a necessidade de roupas quentes e cuidados com a saúde.

Sudeste: temperaturas amenas

Em São Paulo, a quinta começou com 12 °C e não deve passar dos 19 °C, com chuvas fracas pontuais, principalmente na faixa leste e litoral. No Rio de Janeiro, as temperaturas variam entre 14 °C e 24 °C, com chuvas passageiras.

A tendência é de queda nas máximas na sexta-feira, mas sem repetir o frio intenso da semana anterior.

Centro-Oeste: calor e ar seco

O Centro-Oeste permanece seco e quente. Mato Grosso, Goiás e o interior de Mato Grosso do Sul podem ter umidade abaixo de 12%.

Em Campo Grande (MS), a variação é de 14 °C a 29 °C, enquanto Cuiabá (MT) chega aos 33 °C. Goiânia e regiões próximas mantêm manhãs frescas e tardes quentes.

Nordeste e Norte: chuvas e trovoadas

No Nordeste, a frente fria reforça áreas de instabilidade entre Bahia e Rio Grande do Norte, com chuvas frequentes e ventos que podem superar 40 km/h. Salvador e Recife podem registrar precipitação moderada a forte.

Agência Brasil

No Norte, pancadas e trovoadas atingem Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, principalmente à tarde e à noite. Acre e Rondônia mantêm tempo firme e quente, com máximas acima de 30 °C.

O inverno continua a se fazer sentir no Sul, enquanto Norte e Nordeste enfrentam instabilidade e calor intenso, lembrando a diversidade climática do país, segundo o Olhar Digital.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp