Entretenimento

"Stranger Things 5": por que a temporada final demorou três anos para chegar à Netflix; entenda

Foto: divulgação/Netflix
Irmãos Duffer explicam as razões do intervalo de cinco anos entre o lançamento da 4ª e 5ª temporada e o que esperar do encerramento da série  |   BNews SP - Divulgação Foto: divulgação/Netflix
Ana Caroline Alves

por Ana Caroline Alves

[email protected]

Publicado em 26/11/2025, às 12h37



A reta final de Stranger Things finalmente chegou, mas o caminho até a quinta temporada, que estreia sua primeira parte hoje (26) na Netflix, foi mais longo do que os fãs imaginavam. 

Após o impacto da quarta temporada, lançada em 2022, a conclusão da história de Onze, Will, Dustin, Lucas e Mike levou três anos para ficar pronta. Segundo Matt e Ross Duffer, criadores da série, esse intervalo foi resultado de uma combinação entre desafios externos e a busca por uma conclusão épica.

Os bastidores da demora

Os Duffer afirmam que muitos dos obstáculos que atrasaram a produção estavam fora do controle da equipe. A pandemia de COVID-19 impactou diretamente o cronograma, seguida pela greve dos roteiristas em 2023, que paralisou Hollywood por meses. Para eles, era impossível retomar um trabalho tão complexo sem estabilidade criativa.

Além disso, a quarta temporada exigiu uma pós-produção extensa por conta do volume de efeitos visuais, e o mesmo se repetiu na última parte da história.“Nos perguntávamos quanto tempo precisaríamos para contar essa história”, explicou Matt.

Com um elenco que cresceu diante das câmeras, garantir coerência narrativa e impacto emocional também exigiu reavaliar o ritmo de gravações. “Eu e Ross consideramos a qualidade acima de tudo. Dirigimos cerca de metade dos episódios dessa temporada e somos muito participativos. Isso leva tempo”, completa Matt, segundo a Recreio.

stranger things
Divulgação: Netflix

Como será o lançamento da temporada final? 

A despedida de Stranger Things será tratada como um evento global. A Netflix apostou em uma estratégia especial, lançando a temporada em três partes, todas às 22h (horário de Brasília), para criar clima de TV ao vivo e permitir que o público maratone junto.

Cronograma oficial:

  • Volume 1 – 26 de novembro: quatro episódios
  • Volume 2 – 25 de dezembro: três capítulos
  • Grande final – 31 de dezembro: último lançamento do ano encerra definitivamente a saga.

Com quase uma década de impacto cultural, Stranger Things promete um fechamento à altura de seu legado, mesmo que a jornada até ele tenha exigido mais tempo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp