Entretenimento
Nos últimos meses, uma bebida verde e vibrante tem tomado conta das redes sociais e das xícaras da Geração Z: o matcha. Do TikTok ao Instagram, não faltam vídeos ensinando receitas com o pó japonês que vai muito além do famoso latte. Mas afinal, por que o matcha viralizou?
Originário do Japão, o matcha é uma variação do chá verde feita a partir da moagem das folhas inteiras da planta Camellia sinensis. Diferente do chá tradicional, onde as folhas são apenas infundidas, no matcha o consumo é integral — o que garante maior concentração de nutrientes e um sabor terroso marcante.
Mas não foi apenas o gosto exótico que atraiu os mais jovens. O matcha virou tendência por combinar estilo de vida saudável, estética minimalista e promessa de energia limpa tudo o que conversa com os valores da Geração Z.
Um dos principais motivos para o boom do matcha é seu potencial como substituto do café. Ele contém cafeína, sim, mas associada a um aminoácido chamado L-teanina, que promove um estado de alerta mais equilibrado e menos ansioso. Ou seja: energia sem o pico de nervosismo que muitos sentem com o café.
Além do efeito estimulante mais suave, o matcha oferece outros benefícios:
Rico em antioxidantes, especialmente catequinas, que combatem os radicais livres e ajudam na prevenção de doenças.
Auxilia no metabolismo, podendo ser um aliado na perda de peso quando associado a bons hábitos.
Melhora o foco e a concentração, graças à combinação única de cafeína e L-teanina.
Contribui para a saúde do coração, por seu potencial anti-inflamatório e regulador de colesterol.
O ritual de preparo também conquistou os fãs de uma rotina mais consciente. Misturar o pó com água quente usando o tradicional chasen (um pequeno batedor de bambu) virou um momento de autocuidado ou, pelo menos, rende bons vídeos para o Reels.
Além do latte, o matcha vem aparecendo em sobremesas, smoothies, bolos e até cosméticos. A versatilidade e a estética convidativa ajudaram a consolidar a bebida como símbolo de um estilo de vida mais leve, natural e consciente.
Mesmo que o hype tenha começado online, muitas cafeterias e marcas brasileiras já incorporaram o matcha ao cardápio. Com isso, o consumo deve crescer ainda mais por aqui.
Seja pela saúde, pela estética ou pelo gosto de novidade, o fato é que o matcha se firmou como mais do que uma moda passageira. Para muitos jovens, ele virou parte da rotina e tudo indica que veio para ficar.
Classificação Indicativa: Livre