Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 24/05/2025, às 15h02
O ator Wagner Moura ganhou neste sábado (24) o prêmio de Melhor Ator na Palma de Ouro, principal disputa do Festival de Cannes, por sua performance no filme brasileiro "O Agente Secreto".
Kleber Mendonça Filho, que também levou o prêmio de melhor direção neste ano, subiu ao palco para receber o prêmio pelo ator. Ambas as conquistas são inéditas para o Brasil.
"Eu fui muito, muito sortudo de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele é um grande ator e uma ótima pessoa. Eu o amo muito e espero que O Agente Secreto traga muitas coisas para ele", disse o diretor.
Exibido pela primeira vez no último domingo (18), no Festival de Cannes, o filme recebeu 13 minutos de aplausos de pé e já chama atenção da mídia internacional como uma forte concorrente na corrida do Oscar 2026.
A produção brasileira também foi considerada como melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo, e também ganhou o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio. No entanto, o longa não levou a Palma de Ouro de melhor filme, que ficou com "It Was Just An Accident".
Com 2h40 de duração, a trama se passa durante os anos 1970, em plena ditadura militar no Brasil. Moura interpreta um professor universitário, Marcelo, que retorna a Recife para reencontrar o filho mais novo, colocando-se em risco ao voltar ao país em um período de forte repressão política.
No entanto, ele se vê envolvido em uma trama de perigos e segredos obscuros que destroem a busca por tranquilidade.
Além de Wagner Moura, o elenco de "O Agente Secreto" conta com nomes consagrados do cinema nacional, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes.
Classificação Indicativa: Livre