Entretenimento

"Wicked: Parte 2" acontece quanto tempo depois do primeiro filme? Entenda

Foto: divulgação/Universal Pictures
Sequência acompanha a fase mais intensa da jornada de Elphaba e Glinda; filme estreia em hoje (20) nos cinemas brasileiros  |   BNews SP - Divulgação Foto: divulgação/Universal Pictures
Ana Caroline Alves

por Ana Caroline Alves

[email protected]

Publicado em 20/11/2025, às 09h00



Wicked: Parte 2 chegou aos cinemas e promete ser o capítulo mais dramático e emocional da história de Elphaba e Glinda, interpretadas por Cynthia Erivo e Ariana Grande. Se no primeiro filme acompanhamos o começo da amizade das duas bruxas na Universidade Shiz, agora a narrativa mergulha em territórios mais sombrios e decisivos para o destino de Oz.

A conexão com O Mágico de Oz 

 É justamente nesse ponto que acompanhamos a transformação definitiva da jornada de Elphaba, que passa a ser caçada pelo reino após ser difamada pelo Mágico.

O novo filme começa após a fuga da personagem da Cidade das Esmeraldas, momento que encerra o primeiro longa, e apresenta um cenário em que sua imagem já está completamente distorcida entre os habitantes de Oz, marcada como a temida Bruxa Má do Oeste.

Salto temporal na trama

Há um salto temporal significativo, que aumenta o peso das decisões tomadas no passado e evidencia o distanciamento entre Elphaba e Glinda.

De acordo com informações do Adoro Cinema, para o diretor Jon M. Chu, esse intervalo, que acontece fora de tela, é fundamental para amadurecer tanto a história quanto as personagens:

“É aqui que vocês verão Cynthia e Ariana realmente ganharem vida como atrizes. Este é o olhar delas, já adultas, para os sonhos de infância, agora despedaçados. Quando as pessoas revisitarem os dois filmes, verão não apenas um primeiro e um segundo, mas uma história única dividida em dois momentos”, disse Chu em entrevista à People.

Quanto tempo se passa entre os dois filmes?

Nem o musical original nem o filme especificam exatamente o período que se passa entre o final do primeiro ato e o início do segundo. No entanto, estimativas de fãs e pesquisadores da obra apontam que Elphaba teria passado entre três e cinco anos escondida na floresta, dedicando-se ao estudo de seu grimório de feitiços.

Já o livro de Gregory Maguire, que inspira as adaptações, é mais preciso: há um salto temporal de cinco anos entre os eventos equivalentes aos dois filmes.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp