Esportes

Após polêmica, São Paulo se manifesta sobre atletas que usaram Mounjaro

Foto: Reprodução/X/@SaoPauloFC
Assunto repercutiu e o São Paulo divulgou uma nota oficial nesta sexta (12); jogadores não tiveram suas identidades reveladas  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/X/@SaoPauloFC
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 12/12/2025, às 17h18



O São Paulo surgiu envolvido em uma controvérsia nesta sexta-feira (12) após vir à tona que dois atletas do elenco profissional utilizaram canetas emagrecedoras durante parte da temporada de 2025.

Os jogadores não tiveram suas identidades reveladas, mas a informação movimentou os bastidores do Tricolor.

Uso de Mounjaro

De acordo com apuração da UOL, a decisão de recomendar o uso do medicamento Mounjaro teria partido do próprio departamento médico.

A diretoria, porém, nega qualquer relação entre esse tratamento e o elevado número de lesões registradas ao longo do ano. Foram 24 atletas diferentes passando por tratamento em algum momento da temporada.

São Paulo FC
Jogadores envolvidos na polêmica não foram revelados (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC via Flickr)

Reação do clube

Em comunicado divulgado à imprensa, o São Paulo classificou como “desonesta” a tentativa de ligar o uso do Mounjaro aos problemas físicos que atingiram o elenco.

O clube reforça que a medicação foi indicada apenas após avaliações clínicas detalhadas e que a Anvisa autoriza seu uso.

O Tricolor também destacou que todo o processo seguiu protocolos médicos previstos na legislação, afirmando que o medicamento, fabricado pela farmacêutica Eli Lilly, é regularizado e utilizado dentro das normas quando existe indicação e acompanhamento profissional.

Nota oficial do São Paulo

“A respeito da falsa polêmica sobre uso do medicamento Mounjaro, o São Paulo esclarece que:

  • Foram realizados tratamentos médicos individualizados, indicados de forma pontual após avaliações clínicas criteriosas em apenas dois atletas do time profissional, e não de maneira generalizada, contínua e indiscriminada. Sendo, no mínimo, desonesto apontar a medicação como motivo do alto número de lesões na temporada.
  • O Mounjaro é um medicamento regularizado e autorizado pela Anvisa, fabricado pelo laboratório Eli Lilly, um dos maiores e mais respeitados do mundo. Não há qualquer irregularidade no uso do produto, desde que seja de procedência de fabricação original e, como no caso, com indicação, acompanhamento e prescrição médica.
  • Clube preza pela saúde de seus atletas em todas as categorias e, por isso, busca sempre a excelência profissional em todos os departamentos de saúde.
  • Qualquer conduta na área de saúde praticada por profissionais no clube, sejam prestadores, consultores ou colaboradores, é feita dentro de todas as normas e regulamentações exigidas pela ética profissional e pela legislação vigente”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp