Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 14/05/2025, às 11h53
Pela primeira vez desde sua fundação em 1946, a Sampdoria disputará a terceira divisão do futebol italiano, a Serie C. O clube de Gênova, na Itália, que viveu seu auge ao conquistar o título da Serie A na temporada 1990/91, agora enfrenta uma das fases mais difíceis de sua história.
Depois de ser lanterna do campeonato dois anos atrás com apenas 19 pontos, a equipe piorou seu desempenho. Na última terça-feira (13), o time precisava vencer a rodada final da Serie B para conseguir escapar do rebaixamento, mas não deu certo: o empate fora de casa contra o Juve Stabia consagrou a queda.
Na partida decisiva, a Sampdoria buscou o gol na etapa final, mas não conseguiu superar a defesa adversária que já vinha brigando pelo acesso à primeira divisão.
A lembrança do desempenho no ano passado torna o rebaixamento ainda mais complicado. A Sampdoria terminou a Serie B em sétimo lugar e chegou a disputar o play-off de acesso, mas foi eliminada pelo Palermo com uma derrota por 2 a 0 logo na primeira fase.
Alberico Evani é o atual técnico da Sampdoria, o quarto treinador a dirigir o time nesta temporada. Ele assumiu o clube após a saída de Leonardo Semplici.
Ao tentar acabar com a crise, Roberto Mancini, ex-técnico da Seleção Italiana e ídolo do clube, foi chamado em abril para trabalhar como consultor. Seu filho, Andrea Mancini, assumiu o cargo de diretor técnico, substituindo Pietro Accardi. Apesar da mudança, o esforço não bastou para evitar o rebaixamento.
Com uma rica história no futebol italiano, a Sampdoria soma conquistas relevantes: um título da Serie A, uma Recopa Europeia, quatro Copas da Itália, uma Supercopa Italiana e uma Serie B. Na temporada atual, para a tristeza do torcedor, o clube acumulou apenas 41 pontos em 38 partidas e precisará recomeçar do zero na Serie C.
Classificação Indicativa: Livre