Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 11/12/2025, às 10h50 - Atualizado às 10h52
A temporada de 2025 marca um novo capítulo na história do futebol. Pela primeira vez, dois torneios diferentes entregarão títulos mundiais dentro do mesmo ano.
Um é o recém-reformulado Mundial de Clubes e outro é a já conhecida Copa Intercontinental, que continua sendo disputada no fim da temporada.
A coexistência das duas competições só surgiu porque a Fifa estreou, em julho, nos Estados Unidos, o novo formato do Mundial, agora com 32 equipes.
A estrutura foi inspirada na Copa do Mundo tradicional. O grande campeão, Chelsea, foi descoberto no dia 13 de julho de 2025, em Nova Jersey (EUA).
A grande diferença entre os dois campeonatos começa pela periodicidade. O novo Mundial de Clubes passa a ser realizado a cada quatro anos, sempre no ano que vem antes da Copa do Mundo.
Já a Copa Intercontinental permanece anual e mais compacta. Os times participantes são apenas os campeões continentais da temporada em questão.
É também por isso que, em 2025, enquanto o Mundial foi sediado nos Estados Unidos no meio do ano, a Intercontinental acontecerá somente no fim da temporada, no Catar.
A forma de disputa também distancia bastante as competições. O Mundial adota uma primeira fase com oito grupos formados por quatro times cada; os dois mais bem colocados de cada chave seguem para o mata-mata até a decisão do título.
A Copa Intercontinental, por outro lado, não possui etapas classificatórias, já que é inteira decidida em jogos eliminatórios, começando e terminando no mata-mata, o que deixa o torneio mais curto e direto.
Outro ponto de contraste é o caminho até a vaga. No Mundial de Clubes, as 32 equipes conquistaram a qualificação por diferentes critérios, combinando títulos continentais recentes e posições no ranking da Fifa, de acordo com as diretrizes.
Já a Copa Intercontinental traz apenas os campeões de cada continente daquele ano: Paris Saint-Germain, Flamengo, Pyramids, Cruz Azul, Al-Ahli e Auckland City, estes três últimos já eliminados da disputa.
Classificação Indicativa: Livre