Esportes

Andreas Pereira e Luighi viram alvo do TJD após pênalti polêmico; dupla corre risco de punição

Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Andreas Pereira e Luighi serão enquadrados pelo TJD-SP por lances no clássico contra o Corinthians e risco de suspensão chega a seis jogos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Érica Sena

por Érica Sena

[email protected]

Publicado em 10/02/2026, às 11h41



Dois jogadores do Palmeiras devem se tornar alvos de denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) por episódios ocorridos no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Paulista.

Andreas Pereira e Luighi serão enquadrados no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de conduta antidesportiva, segundo apuração da ESPN divulgada nesta terça-feira (10), como citado pela ESPN.

A punição prevista no artigo varia de uma a seis partidas de suspensão, o que pode comprometer a participação dos atletas na fase decisiva do Estadual. Caso a pena máxima seja aplicada, ambos correm o risco de ficar fora de toda a reta final da competição.

Os lances que motivaram a denúncia

Andreas Pereira é apontado como responsável por um episódio de “catimba” antes da cobrança de pênalti desperdiçada por Memphis Depay. O meio-campista teria interferido na marca da penalidade, atrasando a execução da jogada.

Já Luighi entrou no radar da procuradoria após acertar uma bolada em um torcedor localizado atrás do gol do Corinthians, no momento da comemoração do gol marcado por Flaco López.

Para a procuradoria do TJD-SP, os dois episódios configuram atitudes passíveis de julgamento disciplinar, independentemente de punição aplicada em campo.

Pressa no julgamento

A denúncia deve ser protocolada com rapidez. Isso porque a última rodada da fase de grupos do Paulistão acontece no domingo (15), quando o Palmeiras enfrenta o Guarani, às 20h30, no Allianz Parque. O tribunal tenta acelerar os trâmites para que o caso seja analisado ainda durante o andamento da competição.

Posição do Palmeiras

Procurado, o Palmeiras informou que não irá se manifestar oficialmente sobre o assunto neste momento. Internamente, porém, o clube avalia que o lance envolvendo Andreas Pereira seria, no máximo, passível de cartão amarelo, que não foi aplicado pelo árbitro Raphael Claus, nem revisado pelo VAR.

palmeiras camisa
Reprodução/Redes Sociais

A diretoria também entende que os episódios não justificariam uma denúncia no tribunal e lembra decisões anteriores do TJD, como a punição aplicada ao Corinthians em 2025 após o arremesso de bombas no campo durante uma final do Campeonato Paulista, situação que resultou apenas em multa.

Enquanto aguarda a oficialização da denúncia, o Palmeiras se prepara nos bastidores para uma possível defesa e monitora os próximos passos do tribunal.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp