Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 13/10/2025, às 17h25
A Seleção Brasileira volta a jogar na próxima terça-feira (14) para enfrentar o Japão em mais um amistoso na Ásia. O primeiro foi contra a Coreia do Sul, com uma goleada do Brasil por 5 a 0.
Já contra os japoneses, o duelo carrega um tabu que dura décadas. Em 13 confrontos, o Brasil nunca perdeu para o Japão, somando 11 vitórias e 2 empates.
O último confronto aconteceu em 2022, quando a Amarelinha venceu por 1 a 0 com gol de Neymar.
O retrospecto entre as equipes é muito favorável para a Seleção Brasileira, que marcou 35 gols e sofreu apenas 5.
A única derrota brasileira para um adversário asiático aconteceu em 1999, contra a Coreia do Sul, em um amistoso disputado em Seul.
A maioria das partidas contra o Japão foi em jogos amistosos, mas as equipes também se enfrentaram na Copa do Mundo de 2006 e três vezes na antiga Copa das Confederações.
Além dos números em grupo, surgem os destaques individuais. Neymar está entre os principais artilheiros brasileiros nesses duelos e os jogos costumam ser marcados pelo domínio ofensivo da Seleção. A defesa quase nunca é necessária.
Para o jogo de amanhã, em Tóquio, o técnico Carlo Ancelotti deve aproveitar a oportunidade para testar novas formações e dar descanso a alguns titulares, enquanto o Japão tenta encerrar a Data Fifa com uma vitória inédita em cima do Brasil.
Classificação Indicativa: Livre