Esportes

Seleção considerada 'pior do mundo' pode se classificar para a Copa; entenda como

Reprodução
Mesmo com derrotas nas Eliminatórias, San Marino se garante na repescagem europeia graças à sua campanha na Liga das Nações.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução
Bianca Rossi

por Bianca Rossi

[email protected]

Publicado em 14/10/2025, às 11h54



A Copa do Mundo de Futebol, que reúne as principais seleções de cada continente, pode presenciar um fato no mínimo curioso: a aproximação de San Marino — amplamente considerada a pior seleção do mundo — de uma vaga na repescagem do torneio.

Esse cenário peculiar é possível devido ao complexo sistema de classificação europeu, que cruza o desempenho das eliminatórias tradicionais com os resultados da Liga das Nações.

O regulamento e a esperança

O formato de qualificação da UEFA prevê que os primeiros colocados dos grupos das Eliminatórias garantam vaga direta no Mundial. Já os 12 segundos colocados, junto com as quatro melhores seleções de grupos da Liga das Nações que não se classificarem via Eliminatórias (nem de forma direta, nem como segundos colocados), avançam para os play-offs (repescagem).

San Marino, ao vencer seu grupo na Liga D da Liga das Nações, assegurou uma vaga na repescagem caso um número suficiente de equipes à sua frente no ranking da competição se classifique para a Copa ou para os play-offs das Eliminatórias.

A situação de San Marino

A seleção de San Marino ocupa atualmente a 210ª e última posição no ranking da FIFA, refletindo seu histórico desfavorável nas Eliminatórias. A equipe perdeu todos os sete jogos disputados até o momento na fase de grupos, com apenas um gol marcado e 32 sofridos.

Apesar do desempenho estatístico desastroso, a combinação de resultados e a estrutura do regulamento mantêm viva a esperança para a equipe, que estaria a apenas duas vitórias de um feito inédito.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags