Negócios
por Camila Lutfi
Publicado em 14/08/2025, às 06h00
Empresas de infraestrutura pesada são responsáveis por projetos de grande escala como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e usinas de energia.
Atualmente, a companhia mais importante desse setor é a Odebrecht, que registrou receita bruta de R$ 4,06 bilhões no ano passado. Os dados são do Ranking da Engenharia Brasileira, produzido pela Revista O Empreiteiro.
O setor é um termômetro do desenvolvimento do país e, anualmente, o levantamento revela os destaques do mercado.
Além da Odebrecht, empresas como Acciona e LCM Construção completam o pódio.
Segundo o ranking, essas companhia "não apenas lideram o mercado financeiramente, mas também são responsáveis por moldar a paisagem urbana e rural do país com obras de engenharia de ponta".
A Odebrecht Engenharia e Construção Mantendo manteve sua posição de liderança em relação ao levantamento de 2023.
Sua receita bruta em 2024 foi de R$ 4,06 bilhões, reforçando sua expertise em projetos de grande complexidade.
A empresa atua desde a construção de grandes rodovias e hidrelétricas até obras de saneamento e portos, consolidando-a como uma das mais importantes do setor.
Em seguida, a Acciona aparece no ranking com destaque no mercado nacional, apesar de ser uma multinacional espanhola.
A empresa atua em diversas frentes da infraestrutura pesada, com destaque para projetos de energia renovável, saneamento e transporte.
Segundo a Revista O Empreiteiro, a LCM Construção teve um crescimento expressivo, conquistando um lugar entre as três primeiras empresas.
A companhia foi impulsionada por grandes e importantes obras de infraestrutura, com boa capacidade de execução e qualidade dos projetos.
Uma das principais referências da área, a empresa conta com um histórico de grandes obras que transformaram o país.
Além disso, a Andrade Gutierrez manteve seu portfólio diversificado e robusto ao longo do ano, considerada uma das construtoras mais respeitadas e atuantes do setor.
Por fim, a U&M Mineração e Construção completa o top 5.
Sua atuação focada no setor de mineração e infraestrutura e se mostrou fundamental para a execução de projetos complexos que envolvem a extração de recursos e a construção de infraestrutura de suporte.
Classificação Indicativa: Livre