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Publicado em 27/06/2025, às 15h46 Bianca Felix
Mesmo após o fim da produção, o Fiat Uno da segunda geração, fabricado entre 2010 e 2021, continua sendo um dos modelos mais procurados no mercado de usados. Com valores que variam entre R$ 20.823 e R$ 51.856 na Tabela Fipe, o compacto produzido em Betim, em Minas Gerais, ainda atrai compradores por sua confiabilidade, economia e manutenção barata.
O sucesso do Uno se deve à sua combinação de mecânica simples e eficiente, motores Fire e Firefly e uma linha com versões variadas como Attractive, Way e Sporting. Essas opções atendem desde motoristas iniciantes até pequenos empreendedores, garantindo bom custo-benefício.
Lançado em 2010 com design mais arredondado, o modelo manteve a essência prática da geração de 1984. Apesar do espaço interno limitado, sua durabilidade e baixo consumo o tornaram ideal para o uso urbano.
A diversidade de versões faz com que os preços variem bastante:
Comparado a modelos da mesma época, como o Chevrolet Celta e Ford Ka, o Uno se destaca pela facilidade de manutenção e ampla rede de oficinas Fiat. A valorização da edição especial Ciao também mostra o apego do público ao modelo.
Desde sua estreia, o Uno teve avanços importantes. Os motores Fire (1.0 de 75 cv e 1.4 de 88 cv) deram lugar aos Firefly em 2017, incluindo um 1.0 tricilíndrico (77 cv) e um 1.3 de quatro cilindros (109 cv). Isso resultou em consumo urbano que ultrapassa 12 km/l com gasolina.
Entre 2014 e 2021, o carro ganhou airbags, ABS, sistema start-stop, controles de tração e estabilidade, além de versões como a Sporting com apelo visual esportivo. A caixa Dualogic, porém, teve baixa aceitação devido ao funcionamento pouco suave, o que torna as versões manuais mais procuradas.
Com 3,80 metros de comprimento e 2,38 m de entre-eixos, o Uno não é ideal para longas viagens em família. O espaço traseiro acomoda melhor dois adultos e o porta-malas de 280 litros é modesto, ficando atrás de concorrentes como o Renault Kwid.
As versões mais simples trazem acabamentos básicos e nem sempre contam com ar-condicionado ou direção hidráulica, mas isso não prejudica seu desempenho no uso urbano.
Mesmo fora de linha, o Uno segue como referência entre os seminovos. Sua combinação de praticidade, baixo custo e memória afetiva o mantém como uma escolha certeira para quem busca economia e confiabilidade.
Classificação Indicativa: Livre