Negócios

Hyundai confirma SUV derivado do HB20 no Brasil; conheça o modelo

Foto: Divulgação/Hyundai
Bayon nacional, aposta da Hyundai, ficará abaixo do Creta e usará a plataforma K2, mirando concorrentes como Tera, Kardian e Nivus  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Hyundai
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 12/01/2026, às 20h00



A Hyundai prepara um novo passo importante para sua atuação no Brasil: um SUV compacto de entrada para destacar sua presença no segmento mais disputado do mercado nacional.

As primeiras informações sobre o projeto foram reveladas com exclusividade pela revista Autoesporte em setembro de 2024.

Um SUV abaixo do Creta

De acordo com a publicação, o novo modelo será produzido em Piracicaba (SP) e ficará posicionado abaixo do Creta.

Ele assumirá o espaço deixado pelo sedã HB20S na linha de produção e terá como principais rivais o VW Tera e Nivus, Fiat Pulse, Jeep Avenger, Nissan Kicks e Renault Kardian.

Internamente, o projeto é tratado como a nova geração do Hyundai Bayon, SUV já vendido no mercado turco e também no Oriente Médio.

A próxima geração, porém, será maior e será desenvolvida de forma conjunta entre Brasil, Turquia e Índia, com foco também nesses dois novos mercados.

Hyundai Bayon
Hyundai Bayon (Foto: Divulgação/Hyundai)

Integração com o HB20

No planejamento global da marca, o novo Bayon carrega o código de projeto BC4 CUV, o mesmo que dá origem ao novo i20 europeu.

Isso significa que, no Brasil, o HB20 de 3ª geração finalmente compartilhará plataforma e estrutura de carroceria com o hatch vendido na Europa, mas mantendo diferenças no visual, acabamento e motorização.

O HB20 renovado deve chegar ao mercado brasileiro já em meados de 2026, enquanto o Bayon nacional está previsto para estrear em 2027.

Ambos utilizarão a plataforma K2, desenvolvida pelo grupo Hyundai-Kia para veículos compactos.

Parceria com a GM

A arquitetura K2 também será adotada pela próxima geração do Creta brasileiro, conhecida internamente como projeto SX3b. Com isso, a Hyundai irá unificar a base de seus principais modelos fabricados no país.

Essa mesma plataforma ainda terá papel estratégico fora da marca sul-coreana. Dentro da parceria recente entre Hyundai e General Motors, ela servirá de base para uma nova geração de veículos da Chevrolet no Brasil.

O HB20 dará origem ao Onix de 3ª geração, enquanto o Bayon será a base para o próximo Sonic. Já o novo Creta deverá originar uma futura geração do Tracker.

Dimensões, design e motor

Segundo a Autoesporte, o Hyundai Bayon brasileiro terá cerca de 4,20 metros de comprimento, 2,60 metros de entre-eixos e aproximadamente 1,60 metro de altura.

O design deverá buscar inspiração no Kona híbrido vendido atualmente no Brasil, com linhas mais modernas e identidade visual referente à nova fase da marca.

A motorização prevista é o 1.0 turbo flex com injeção direta da família Smartstream, uma evolução do atual Kappa 1.0 TGDi usado no HB20.

Também existe a possibilidade de versões híbridas, já que o projeto faz parte do pacote de investimentos de R$ 5,5 bilhões anunciado pela Hyundai para o Brasil até 2032, que inclui veículos eletrificados.

Vale lembrar que o Bayon atual, produzido na Turquia, já conta com sistema híbrido leve de 48 V associado ao motor 1.0 TGDi, entregando 120 cv e 20,4 kgfm de torque.

Versões esportivas?

Por mais que a lista de versões e equipamentos ainda não tenha sido divulgada, a Hyundai trabalha em uma configuração N-Line para o Bayon nacional.

A proposta incluiria visual mais esportivo, com itens como spoiler traseiro, mas sem alterações mecânicas. Mais informações devem sair em breve.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp