Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 22/10/2025, às 20h52
A próxima geração do Hyundai HB20 vem chamando atenção após recentes flagras no Brasil e no exterior.
Agora, com as projeções feitas por João Kleber Amaral para o site Motor.es, é possível ter uma ideia mais clara de como será o visual final do modelo.
Aparentemente, já foi indicado que o hatch passará por grandes mudanças inspiradas nos lançamentos globais da marca sul-coreana.
À primeira vista, o novo HB20 deve surgir com o capô alongado e baixo em forma de cunha, colunas pintadas de preto brilhante e faróis de LED interligados.
O teto alto e plano com a linha de cintura ascendente nas laterais, incluindo um leve volume na porta traseira, revela sua modernidade. Será uma geração completamente nova, sem relação com o HB20 atual.
O design segue o que já vinha sendo projetado. Em 2024, há um ano, já era comentado que o hatch seria consideravelmente maior, já que a Hyundai busca acompanhar o crescimento de seus rivais e se tornar referência em espaço interno.
O comprimento do carro deve chegar a cerca de 4,10 m, com a distância entre-eixos aumentando de 2,53 m para 2,58 m.
Para comparação, o Chevrolet Onix mede 4,16 m com entre-eixos de 2,55 m, enquanto o Volkswagen Polo tem 4,07 m e 2,57 m de entre-eixos.
O porta-malas também chega com mais espaço, passando dos atuais 300 litros para aproximadamente 330 litros, enquanto a largura e altura devem atingir 1,80 m e 1,50 m, respectivamente.
A Hyundai deve manter os motores já conhecidos no Brasil, usando o 1.0 aspirado flex para as versões de entrada e o 1.0 turbo flex para as configurações premium.
Os câmbios serão o manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades, indo de acordo com a versão escolhida pelo consumidor.
Além disso, o HB20 terá parentesco direto com o i20 da Europa pela primeira vez na história.
O novo i20 derivado do mesmo projeto contará com o motor 1.0 turbo de três cilindros Kappa, já usado no Brasil, mas combinado a um sistema híbrido leve de 48 v.
Nas versões mais caras, o modelo ainda terá um conjunto híbrido completo, capaz de entregar cerca de 130 cv e baixo consumo de combustível.
Classificação Indicativa: Livre